Prof. Dr. Gilberto Figueiredo Martins (Unesp/Assis)

Graduou-se em LETRAS na FFLCH/ USP (1992), onde concluiu o Mestrado (1997) e o Doutorado (2002) em Literatura Brasileira, com trabalhos sobre a obra de Clarice Lispector. Quando bolsista de Pró-Doc da CAPES, atuou por dois anos como professor da UnB (Universidade de Brasília). Atualmente é Professor Assistente Doutor de Teoria da Literatura da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP (IEL), acerca das relações entre teatro e religião no Brasil (2010-2011). Em 2011, concluiu o curso de Especialização em História das Religiões e das Religiosidades da UEM (Univ. Estadual de Maringá). Em 2020, a Especialização em Direção e Atuação na Escola Superior de Artes Célia Helena (SP). Autor do livro “Estátuas invisíveis - Experiências do espaço público na ficção de Clarice Lispector” (EDUSP/Nankin, 2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, pesquisando e orientando nos seguintes temas: literatura e sociedade, literatura e modernização no Brasil, teatro brasileiro, literatura contemporânea, relações entre religião, literatura e teatro no Brasil.