Igor Antônio Lourenço da Silva

Possui graduação em Letras - Inglês / Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003 e 2004, respectivamente), especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007 e 2012, respectivamente). Realizou parte de seu doutoramento, com bolsa concedida pela CAPES, na Universidade do Sarre (Alemanha). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, na Faculdade de Letras, sob supervisão do Prof. Dr. Fabio Alves (2019-2020). É Coordenador do Curso de Bacharelado em Tradução da Universidade Federal de Uberlândia. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador associado do Laboratório Experimental em Tradução (LETRA/UFMG). Faz parte da rede internacional de pesquisadores TREC (Translation, Research, Empiricism and Cognition). Tem experiência como tradutor inglês-português-inglês e revisor, principalmente na área acadêmica. É autor de artigos científicos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É editor da Revista Letras & Letras, líder do Grupo de Estudos em Tradução e Expertise (GESTE) e tutor da empresa júnior Babel Traduções. É vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP-UFU). É membro da ABRAPT (Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução), ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes) e ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística).