Vinícius de Lima Dantas

Ecólogo e biogeógrafo interessado no papel dos distúrbios naturais, do ambiente físico, das interações entre espécies e das perturbações antropogênicas sobre a distribuição, estrutura espacial, dinâmica temporal e diversidade dos biomas e comunidades vegetais e animais do planeta, com ênfase nas savanas e florestas tropicais. É formado em biologia e possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu parte de seu doutorado no Centro de Investigações sobre Desertificação da Universidade de Valência (Espanha), tendo sua tese de doutorado recebido o prêmio de Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses edição 2015, na área de Biodiversidade. Atualmente atua como professor efetivo do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.