Marcelo Rodrigues Mendonça

Atualmente é professor Associado III dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás do Instituto de Estudos Socioambientais e Regional Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia do Trabalho, Geografia Agrária e Planejamento Urbano e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, território, políticas públicas, Cerrado e Povos Cerradeiros, luta pela terra, pela água e pela reforma agrária, produção camponesa, agrohidronegócio, modernização do território, agroecologia, (Re)Existências e movimentos sociais. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas nacionais e estrangeiras. Foi Secretário da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) de 2009 a 2011. Foi Presidente da AGB/Seção Catalão (2003-2005). É Membro Fundador e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais ? GETeM/UFG. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho ? CEGeT/UNESP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa das Dinâmicas Territoriais ? LABOTER/IESA/UFG. É Líder do Grupo de Pesquisa Território, Trabalho e Políticas Públicas ? IESA/UFG. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação ? Mestrado em Geografia da UFG/Regional Catalão (2008 a 2010). É Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa em Agroecologia (FAPEG). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão e cultura, assessora movimentos sociais, instituições públicas, organizações não governamentais, Ministério Público etc., sobre os efeitos socioambientais de grandes empreendimentos e as transformações espaciais no Brasil e em áreas de Cerrado. De abril de 2013 a março de 2016 foi Secretário Municipal de Meio Ambiente em Catalão/GO.