Adriana Coutinho dos Santos

Palestra 6: Algumas aplicações da probabilidade nas diversas áreas do conhecimento.

Resumo: Muitos alunos torcem o nariz quando nós professores dizemos que eles devem estudar probabilidade. Por considerarem uma matéria difícil, não demonstram interesse em estudá-la, fazendo dela um bicho papão. Por isso, entender o quanto ela é importante no estudo de outras áreas pode ajudar a desmistificar esses pensamentos. A probabilidade está em tudo. Nas diversas áreas do conhecimento é requerido que os alunos estejam familiarizados com diferentes conceitos probabilísticos. Ela fornece, por exemplo, o embasamento necessário para várias ferramentas estatísticas e métodos para explicar fenômenos na Química, Física, Biologia, Economia, dentre outros. Neste seminário apresentaremos alguns exemplos que possibilitarão relacionar conceitos de probabilidade com diferentes áreas, com especial ênfase à área de Estatística.