Profa. Dra. Cristiane Navarrete Tolomei (UFMA)

Professora adjunto III de Literaturas de Língua Portuguesa sob o regime de Dedicação Exclusiva, do Centro de Ciências, Educação e Linguagens, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PGLB/UFMA) na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber, e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA) na linha de pesquisa Expressão e processos culturais. Foi coordenadora do Curso de Pós-graduação em Letras (PGLB) em 2019. Integrante da equipe proponente do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia n. 21/2018/CAPES. Pós-doutorada em Fontes Primárias e História Literária pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2013), de Assis, e pós-doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo/USP (2015,2017). Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo/USP (2010). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2004), de São José do Rio Preto. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2002), de São José do Rio Preto. É líder do Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura, História e Imprensa (GEPELHI/UFMA), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, desenvolvendo projetos de pesquisa em fontes primárias e expressões e processos socioculturais. É diretora do Centro de Documentação e de Pesquisa Maria Firmina dos Reis (CEMDOP/UFMA). É membro da Equipe de Edição Crítica e Comentada de Papéis Avulsos de Machado de Assis, do LABEC/UFF, e da Equipa da Edição Crítica da Obra de Eça de Queirós, de Coimbra. Como experiência na captação de recursos, a docente já aprovou vários projetos de pesquisa pelo PIBIC-UFMA/CNPq/FAPEMA/UNIVERAL/EVENTOS. Atua na área de Literatura e Imprensa, Estudos Oitocentistas, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura e História, Recepção de documentos primitivos, Decolonialidade.