Prof. Dr. Eduardo Cesar Maia (UFPE)

É professor do curso de Comunicação Social (CAA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Teoria da Literatura) da Universidade Federal de Pernambuco. É colunista do Estado da Arte, suplemento de cultura, filosofia e artes do Jornal O Estado de S. Paulo e colabora como articulista na Revista Continente (CEPE Editora).

Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidad de Salamanca (Espanha), tendo desenvolvido tese, com o apoio da CAPES, a respeito da atualidade da tradição crítica humanista através das obras de José Ortega y Gasset e Álvaro Lins. É mestre (2008) também em Teoria da Literatura pela mesma Instituição, com dissertação defendida sobre o pensamento literário e crítico do escritor peruano Mario Vargas Llosa. Possui graduação em Jornalismo pela UFPE (2005). Realizou, ainda, um Máster em Filosofia pela Universidad de Salamanca (Espanha).

Editou e foi articulista das revistas Café Colombo, Continente e Crispim, com publicações sobre na área de crítica literária e filosofia. É produtor do programa radiofônico Café Colombo, sobre livros e ideias. É coautor e editor dos livros Pensata (2005), Conversas no Café Vol. 1 (2007), Conversas no Café Vol. 2 (2015) e Sobre livros e ideias (2017); organizou e editou, ainda, os livros Sobre Crítica e Críticos (2013) e Sete Escritores do Nordeste (2016), com ensaios de crítica literária de Álvaro Lins.