Prof. Dr. Guilherme Lourenço de Souza

Doutor em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Purdue University. Mestre e licenciado em Letras/Inglês também pela UFMG. É professor da Faculdade de Letras da UFMG. Já lecionou na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e também atuou no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS/SEE-MG, com capacitação e formação de intérpretes educacionais de Língua de Sinais. Tem experiência nas áreas de Linguística de línguas de sinais e de Tradução e Interpretação de Libras/LP, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, Morfossintaxe de Línguas de Sinais, formação de tradutores/intérpretes de Libras e ensino de Libras como L2. É membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NeLIS), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: (i) descrição e análise das Línguas de Sinais; e (ii) Tradução e Interpretação em Libras/Português.