Wagner Costa Ribeiro

Geógrafo (Universidade de São Paulo - 1986) e Doutor em Geografia Humana (Universidade de São Paulo - 1999), é professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, que presidiu entre 2006 e 2008. Obteve a Livre Docência em 2004, também na USP, e realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona. Foi professor visitante da Universidad de Sevilla em 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Meio Ambiente. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas ambientais, relações internacionais e meio ambiente, gestão dos recursos hídricos, ordem ambiental internacional e cidade e meio ambiente. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP entre 2008 e 2012. Autor de vários artigos acadêmicos, dos livros A ordem ambiental internacional (2001 e 2005 - segunda edição) e Geografia política da água (2008), entre outros.