José Manuel Mateo Rodriguez

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Havana (1970), Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade de Educação à Distância (1996), Doutorado em Ciências Geográficas pela Universidade Estatal de Moscou (1979), Pós-Dotourado em Análise Ambiental pela Universidade de Varsovia da Polônia (1985) e em Geoecologia da Paisagem pela Universidade Estatal de Moscou (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Havana e Acadêmico Titular da Academia de Ciência de Cuba. Atua como professor visitante na UNESP/Rio Claro, UFC / Fortaleza, Universidade de Zaragoz, Universidade Autônoma de Guadalajara, Universidade de Quintana Ro, Universidade Nacional de Colômbia, Universidad de los Andes/ Venezuela, Universidad Nacional Autonoma de Mexico. É Presidente da Sociedade Cubana Geografia, desde 2011. Homenageado nos seguintes eventos: VI Seminário Latino americano e II Ibero Americano de Geografia Física em Coimbra Portugal no ano 2010 e no VII Seminário Latino americano e III Ibero Americano de Geografia Física em Manaus, Brasil no ano de 2012. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, geoecologia, diagnóstico ambiental e análise ambiental.