III Seminário Acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais no contexto da disseminação da COVID-19:
Apresentação
A pesquisa "Acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais no contexto da disseminação da COVID-19: uma pesquisa interinstitucional em rede colaborativa" é coordenada pela Profa. Dra. Denise Martin da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com financiamento da Fapesp e do CNPQ. A rede constitui-se de núcleos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Mato Grosso, possui consultores internacionais, quais sejam: Jeffrey Lesser (Emory University), Eduardo Siqueira (School for the Environment, UMass Boston – Estados Unidos) e Alejandro Goldberg (Conicet Argentina e UNB), além da participação de pesquisadores; bolsistas de Iniciação Científica; pós-graduandos no nível doutorado e bolsista de pós-doutoramento. Foram mais de 100 entrevistas realizadas em 6 estados da federação brasileira com um rico material coletado acerca da saúde dos migrantes, acesso aos serviços de saúde e vulnerabilidades.
O avanço da pandemia de COVID-19 levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar emergência internacional em janeiro de 2020. Em meados de março do mesmo ano, o Brasil, a exemplo de vários países do mundo, adotou o isolamento social e restrição à mobilidade como medida de prevenção e combate do contágio e disseminação do vírus no país. Tal situação gerou várias disputas entre grupos distintos da sociedade e, também, múltiplas reações de instituições públicas. Ao considerarmos as profundas desigualdades sociais e territoriais existentes no Brasil, constatamos que as consequências são mais graves e exacerbadas em decorrência de situações críticas de vulnerabilidade social que prejudicam intensamente as populações mais pobres, nas quais se incluem os migrantes internacionais, expondo-os a diferentes tipos de riscos e ameaças. Este evento busca apresentar os resultados e questões encontradas na pesquisa em rede colaborativa, que buscou responder como o confinamento e a posterior situação de crise sanitária impactou a vida de imigrantes no acesso à saúde e nas situações de vulnerabilidade exacerbadas pela pandemia.
O III Seminário da pesquisa: “Acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais no contexto de disseminação da COVID-19” será no dia 29 de agosto de 2024, no período de 08:00 às 17:30 horas, totalmente online, via Youtube, O evento volta-se para estudantes, pesquisadores, profissionais atuantes e interessados na temática, migrantes internacionais e, para instituições governamentais e não governamentais que ofertam serviços e ações para essa população.
Nesta edição, o seminário será sediado pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho – MIGRAST UFU, então responsável pela organização do evento
Programação
MANHÃ
08:00 – Abertura Oficial
08:13: Acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais na pandemia: desafios e oportunidades de uma pesquisa em rede colaborativa
Prof. Dr. Cássio Silveira – Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP e vice coordenador da pesquisa.
08:25 – 09:25: PALESTRA DE ABERTURA –MIGRAÇÃO E SAÚDE
Convidada: Gabriela Teixeira
Atuação na temática migratória no Ministério da Justiça, no Departamento de Migrações (DEMIG/MJSP) e no Ministério da Saúde, na Coordenação de Acesso e Equidade (CAEQ/SAPS/MS). coordenadora do Núcleo de Psicologia e Migrações (NUPSIM/CRP-PR) e Coordenadora na Frente Nacional pela Saúde de Migrantes (FENAMI).
09:25 – 09:55: Abertura para perguntas e debate.
10:00 – 12:00: MESA I: O que aprendemos com a pesquisa?
Debatedores
- Núcleo Amazonas (Manaus) – Fabiane Vinente dos Santos (Centro de Pesquisa Leonidas e Maria Deane – Fiocruz/AM).
- Núcleo Minas Gerais (Uberlândia) – Vivianne Peixoto da Silva (Universidade Federal de Uberlândia).
- Núcleo Mato Grosso (Cuiabá) – Cássia Carraco Palos (Universidade Federal do Mato Grosso).
- Núcleo Paraná (Londrina) – Óscar Sousa Domingos (Universidade Estadual de Londrina).
- Núcleo Santa Catarina (Florianópolis) – Daniel Granada da Silva Ferreira (Universidade Federal de Santa Catarina).
- Núcleo Santa Catarina (Chapecó) – Lucimare Ferraz (Universidade do Estado de Santa Catarina).
- Núcleo São Paulo (São Paulo) – Regina Yoshie Matsue (Universidade Federal de São Paulo).
- Moderadora e Comentarista: Profa. Dra. Denise Martin (Universidade Federal de São Paulo).
12:00 – 12:30: Abertura para perguntas e debate.
12:30 – 13:30 – Intervalo para almoço
TARDE
13:30: Abertura Cultural
13:45 –15:15 – Mesa II: Experiências Compartilhadas de migrantes internacionais e dos serviços, no contexto da Covid-19.
Debatedores
- Lineth Hiordana Ugarte Bustamante – Migrante boliviana de origem quéchua. Graduada em psicologia na Bolívia e em Serviço Social no Brasil. Ativista dos direitos humanos e membro de coletivos e grupos de estudo e pesquisa, incluindo Conexão Migrante de Marília/SP.
- Ehvis Lizecttes Mitchel Corredor– Migrante venezuelana, residente em Uberlândia/MG, Membro da diretoria da ONG Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais – TAARE.
- Maria das Graças Soares Prola – Graduada em Serviço Social atual Subsecretária de Políticas Afirmativas na Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus.
- Katherine Mary Marcelino Benevides – Graduada em Psicologia com atuação no Comitê Estadual de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo no Amazonas.
- Moderador: Cássio Silveira – Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP
- Comentarista 1: Eduardo Siqueira – Docente da School for the Environment, UMass Boston – Estados Unidos
- Comentarista 2: Alejandro Goldberg – Pesquisador Principal do Instituto de Ciências Antropológicas ICA- CONICET e Professor Visitante no PPGSC-UNB.
15:15 – 15:45: Abertura para perguntas e debate.
15:45 – 16:45– PALESTRA DE ENCERRAMENTO – Desafios da Migração Internacional antes, durante e após a pandemia de Covid-19 - panorama mundial e nacional.
Convidado: William Torres Laureano da Rosa
Doutor em Relações Internacionais pela University of Sussex (Brighton. Inglaterra), pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os EUA (INCT-INEU). Atuou como coordenador do setor de proteção legal do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e, atualmente é Associado de Proteção do Escritório do ACNUR em São Paulo.
16:45 – 17:15: Abertura para perguntas e debate
17:15 – 17:30 – Encerramento
Inscrições
Haverá emissão de certificados.
Localização
O evento será transmitido via canal do MIGRAST UFU no youtube
Link: https://www.youtube.com/channel/UCPN5f4-5Fh1ruAFbGUsNrdg
Organização
Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina - Universidade Federal de São Paulo
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP
Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho - MIGRAST UFU
Universidade Federal de Uberlândia
School for the Environment, UMass Boston – Estados Unidos
Instituto de Ciências Antropológicas ICA- CONICET