XX Mostra Etnográfica 'Orema Roiko Xe'

20/01/2023 - 19:30
 Site    musindio@ufu.br   Instagram / Facebook / YouTube    (34) 3236-3707

Apresentação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult) e com organização do Museu do Índio (Musíndio/UFU), realiza a XX Mostra de Cultura Indígena: Orema Roiko Xe. A abertura do evento é no próximo dia 20 de janeiro, às 19h30, no espaço do museu.

A mostra "Orema Roiko Xe", que em língua Guarani significa "Queremos viver", foi idealizada no final de 2019 e adiada em virtude da pandemia. O evento é resultado de ampla pesquisa desenvolvida com a participação dos bolsistas e a equipe do Musíndio e tem como propósito principal evidenciar e problematizar a situação dramática vivenciada pelos povos originários, ao longo de sua história de convivência com a sociedade envolvente, representada pelos órgãos oficiais. O recorte temporal da mostra tem como início o período da Ditadura Militar até a atualidade.

• Evento: "XX Mostra de Cultura Indígena: Orema Roiko Xe"
  • Data: a partir de 20/01/2023
  • Entrada: franca
  • Visitação: segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h