'Por que falar sobre as drogas?', terceiro encontro

'O NASF faz bem para a Saúde Mental?'
 22/03/2022 - 19:00 até 20:30
   iarinbarbosa@ufu.br   Instagram

Apresentação

O projeto de extensão “Por que falar sobre drogas?”, vinculado ao grupo Rede de Atenção sobre o Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas (Rauad/UFU), realiza seu terceiro encontro, com o tema: "O NASF faz bem para a Saúde Mental?". O encontro será na próxima terça-feira (22/03), às 19h, em plataforma on-line. O link de acesso será enviado ao e-mail informado no ato de inscrição e no perfil do Instagram do projeto, uma hora antes do início da reunião.

O primeiro encontro teve como tema "Estudar drogas é estudar a sociedade: o que as drogas dizem sobre nós?”, com a presença do professor Júlio Delmanto, pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Laboratório de Estudos Históricos sobre Drogas e Álcool (LEHDA), da Universidade de São Paulo (USP). Já a segunda reunião contou com a participação de Frederico Policarpo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e abordou "As demandas pelo direito ao acesso legal da maconha no Brasil".

A convidada desta edição é Maria Luísa Vichi de Campos Faria, graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com residência em Psiquiatria na mesma instituição. Ocupou o posto de psiquiatra Attaché Associé no Centro Hospitalar de Gonesse em Paris. Atuou no Programa de Saúde da Famíla (PSF), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Plantão em Saúde Mental (PESM). Participou de capacitações e supervisões em Saúde Mental para profissionais da Atenção Primária em Saúde e residentes do programa de Residência Médica da Escola de Saúde Pública e Hospital Psiquiátrico São Pedro. Atuou como psiquiatra em equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nas cidades de São Paulo e Botucatu (SP). Trabalhou no CAPS AD III Sé (SP), no CAPS AD III Brasilândia (SP) e no CAPS AD em Botucatu. Possui título de mestre (2009) e de doutora (2016) em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp. Atuou como professora tutora do Programa de Integração Universidade Serviços e Comunidade (IUSC), da Faculdade de Medicina de Botucatu, e como professora substituta da disciplina Medicina do Trabalho e Saúde Coletiva IV no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu. Iniciou vínculo com Instituto de Biociências de Botucatu no cargo de médica do CEATOX e também com a Faculdade de Medicina de Botucatu no cargo de psiquiatra no Centro de Saúde Escola. Atuou como preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Básica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp.

Os interessados em participar do encontro precisam realizar a inscrição no evento. No próprio formulário, também está disponível o artigo "De técnico a profissional da saúde: análise do processo de (re)construção da identidade profissional no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família", material de apoio para o encontro, com acesso liberado e gratuito. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito via Instagram. O evento conferirá certificados aos seus participantes, a partir do preenchimento da lista de presença, durante ele.

Custo do evento:
Período de inscrições: