I Mostra de Literatura Indígena: Território de Palavras Ancestrais

Cartaz do Evento: 
 09/12/2021 - 19:00 até 20:00
 Site    musindio@gmail.com   Canal no YouTube / Instagram / Facebook    (34) 3236-3707

Apresentação

Nesta quinta-feira (09/12), às 19h, o Museu do Índio (Musíndio), da Universidade Federal de Uberlãndia (UFU), realizará a abertura da I Mostra Virtual de Literatura Indígena: Território de Palavras Ancestrais.

A exposição, produzida de modo virtual, tem por objetivo apresentar uma curadoria de obras de literatura de autoria indígena. A curadoria da mostra é de Julie Dorrico, indígena da nação Macuxi, doutora em Teoria da Literatura e autora do livro "Eu sou Macuxi e outras histórias". 

Para a seleção das obras que compõem a mostra, a curadora buscou livros de autoria individual que estivessem acessíveis no mercado, para que leitores, educadores e pessoas interessadas pela temática pudessem adquirir cada vez mais literatura indígena. Além disso, Dorrico também procurou por obras que trouxessem narrativas sobre a ancestralidade dos povos originários. 

A literatura indígena mostra a reverência à terra, aos mais velhos, à infância, aos não humanos - animais, plantas, encantados; também manifesta-se como crítica política à negação da identidade, da cidadania, dos Direitos Humanos e Não Humanos que reivindicamos há cinco séculos, precisamente 521 anos, indo para 522. A iniciativa da I Mostra de Literatura Indígena é uma medida de valorização do conhecimento da história, das tradições, da língua e da cultura dos povos originários. 

Para a abertura, Dorrico fará uma live, que funcionará como uma visita guiada da exposição. O projeto é voltado para todas as pessoas interessadas em (re)conhecer um rico repertório de experiências literárias.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
 

Localização

Organização

  • Museu do Índio (Musíndio/UFU);
  • Sistema de Museus (Simu).

Realização

DICULT
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: