XII Encontro de Geografia do Pontal (XII GEOPONTAL) e XI Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente
Apresentação
Neste ano será realizada a 12ª edição do Encontro de Geografia do Pontal – GEOPONTAL e a 11ª edição do Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021, sob a organização dos integrantes do Laboratório de Geologia (LABGEOL) e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física (Labi.PEDOGEO), além dos grupos PET/Geografia e Grupo de Pesquisa em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA).
Os dois eventos são os principais fórum de divulgação cientifica do Curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O objetivo principal dos eventos foi unir forças para promover um espaço de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento geográfico, tendo como tema principal “Meio ambiente e humanidades: o que temos que “re” aprender?
Desde a primeira edição do Geopontal, ocorrida em 2009 e o Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente em 2010, ambos os eventos vem ganhando repercussão local, regional e até mesmo nacional.
O encontro possui uma grande abrangência e importância, no âmbito local e regional, tornou-se um espaço de discussões tanto do conhecimento geográfico, quanto de áreas afins, contando com a presença de pesquisadores de diversas regiões do país.
Ao longo da história, ambos os eventos foram organizados a partir de parcerias que envolveram diferentes grupos do Curso de Geografia do Campus do Pontal/UFU, englobando o Centro Acadêmico, o Programa de Educação Tutorial - PET/Geografia/Pontal, a Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB – Seção local Ituiutaba, além dos Grupos de Pesquisa e Laboratórios de ensino do Curso de Graduação e Pós-graduação em Geografia.
Neste ano, o evento será organizado, pela primeira vez, pelos dos integrantes do Laboratório de Geologia (LABGEOL) e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física (Labi.PEDOGEO), além dos grupos PET/Geografia e Grupo de Pesquisa em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA).
A comissão organizadora desta edição tem como meta desenvolver um evento que esteja relacionado com as necessidades do Curso de Graduação e Pós – Graduação em Geografia e com a realidade local. Portanto, convidamos toda comunidade para participar do XII GeoPontal e XI Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente.
Programação
Dia 04/10/21 - SEGUNDA-FEIRA
NOITE
Abertura do evento
Horário: 19h
Apresentação cultural
Horário: 19h30min
Conferência de abertura
Horário: 20h
Tema: Interpretações do Antropoceno para um mundo menos normal
Convidado: Professor Dr. Adriano Figueiró (UFSM)
Dia 05/10/21 - TERÇA-FEIRA
MINICURSOS
TARDE
Horário: acessar em qualquer horário (assíncrono)
Minicurso 1:
Aplicabilidade do QGIS na hidrologia
Ministrantes: Geovane Mariotto
NOITE
Horário: 19h as 22 h (síncrono)
Minicurso 4 (PARTE 1):
Ferramentas introdutórias, geoprocessamento e método de delimitação de APP no QGIS
Ministrantes: Ana Palmina Braga
Minicurso 5:
Horário: 19h as 22 h (síncrono)
Legislação e educação Ambiental: diálogos possíveis
Ministrantes: Jessiane Dantas Fernandes
Dia 06/10/21 - QUARTA-FEIRA
Minicurso 2:
Horário: acessar em qualquer horário (assíncrono)
Sensoriamento remoto aplicado na gestão do uso e ocupação do solo: classificação supervisionada QGIS e SNAP/ESA EARTH
Ministrantes: Geovane Mariotto
NOITE
Horário: 19h as 22 h (síncrono)
Minicurso 4 (PARTE 2):
Ferramentas introdutórias, geoprocessamento e método de delimitação de APP no QGIS
Ministrantes: Ana Palmina Braga
Dia 07/10/21 - QUINTA-FEIRA
TARDE
Horário: 14h às 18h (síncrono)
Introdução às revisões bibliográficas e investigativas
Ministrantes: Roberta Magna Rezende Pereira e Thais Aparecida da Silva
NOITE
Horário: 19H
Mesa: Divulgação e Extensão Científica para que a Ciência chegue em todos os lugares
Convidados: Dra. Juliana Sousa Pereira; Dr. Rivaldo Mauro de Faria (UFU); Dr. Marcelo Ricardo de Lima (UFPR)
Dia 08/10/21 - SEXTA-FEIRA
MANHÃ
Horário: 9h ÀS 12h
Relações étnico-raciais na educação (Parte 1)
Ministrante: Maryana Rodrigues
TARDE
Horário: 14h ÀS 17h
Relações étnico-raciais na educação (Parte 1)
Ministrante: Maryana Rodrigues
NOITE
Horário: 19h
Mesa de encerramento
Horário: 19h30min
Roda de Conversa: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Economia
Wendell Andrade de Oliveira e José Victor Alves da Silva
Inscrições
A inscrição no evento será realizada por meio do formulário.
Localização
Evento totalmente on-line via canal Youtube: Labgeol&Pedogeo link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCCrBP0gIK79FjoqwQYR7pyA
Organização
COMISSÃO ORGANIZADORA
Docentes:
Lilian Carla Moreira Bento
Leda Correia Pedro Miyazaki
Jeane Medeiros Silva
Discentes:
Carlos Chiaradia
Giovana Durães
Lorenna Blanco
Jéssica Amanda
Joyce Robertta
Arthur Viegas
João Victor
André Bueno
Aleidson Cinquini
Lara Dantas
Maryana Rodrigues
Miqueas Marques
Anderson Gomes Franco
Tatitane Dias Alves
Rafa Gomes
Greice Anie
Adrielly Humeniuk
Daisi Parreira de Queiroz
Submissão de Trabalhos
Os participantes interessados em enviar trabalhos poderão submeter resumo, resumo expandido ou trabalho completo ATÉ O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2021, conforme as normas do evento.
ATENÇÃO!!!!
PRORROGAÇÃO: data final de envio prorrogada para o dia 24/09/2021
NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO DOS TEXTOS:
Tanto os resumos quanto os trabalhos completos devem estar formatados segundo as normas do XII GEOPONTAL.
Os autores devem realizar o download do modelo de trabalho, conforme a categoria pretendida (resumo, resumo expandido ou completo), e em seguida submeter para o e-mail correspondente ao eixo temático, para posterior análise da Comissão Científica do evento.
EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E TRABALHO COMPLETO
Os resumos e trabalhos completos deverão se enquadrar em um dos eixos temáticos a seguir e enviados para os respectivos e-mails:
- Eixo 1- Produção do espaço Urbano – Contemplam os trabalhos que debatem as questões urbanas e dinâmicas das cidades no espaço brasileiro é cada vez mais um ponto crucial nas discussões sobre a organização e configuração do território. Das pequenas às metrópoles, passando pelas médias e grandes, as cidades são o resultado de um conjunto de processos de produção do espaço que se materializam nas relações sociais, econômicas e políticas que buscam seja através do diálogo ou do conflito construir alternativas para a uma cidade mais democráticas. Entender a cidade, suas dinâmicas, vida social é primordial para pensarmos em políticas de planejamento urbano e gestão de cidades. (E-mail para envio do trabalho: xiigeopontaleixo1@gmail.com);
- Eixo 2 - Produção do espaço Rural – Eixo destinado a discutir a produção do espaço rural, bem como suas desigualdades socioeconômicas e principalmente produtivas em um espaço no qual o capital penetra com força cada vez maior, extinguindo aceleradamente a pequena propriedade e ampliando as grandes, em um processo que diminuí a produção de uma agricultura de subsistência que alimenta as cidades, por exemplo, em prol de uma agricultura “industrializada”. Se junta a isto a eterna crise do sistema agrário na qual a concentração de terras exime o trabalhador do seu direito de produzir e consequentemente de viver da sua produção, o que inevitavelmente amplia as possibilidades de conflitos agrários no Brasil, cada vez mais permanentes no cenário regional-nacional. (E-mail para envio do trabalho: xiigeopontaleixo2@gmail.com);
- Eixo 3 – Geotecnologias –A partir do avanço da informática e dos recursos computacionais, a automação nos mapas possibilitou um conjunto de atributos cartográficos inovadores, a exemplo dos Sistemas de Informação Geográfica. A inserção das novas Geotecnologias, associadas ao sistema global de redes de computadores, tem, sistematicamente, modificado as formas de criar, estruturar, armazenar, manipular, analisar, distribuir, bem como comunicar e visualizar as diferentes representações espaciais. Dessa forma, o uso de geotecnologias tem ampliado as perspectivas desta área do conhecimento, quer através do uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, ou dos produtos derivados de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), da mesma forma em que as diferentes técnicas de mensuração para a análise espacial têm sido utilizadas na produção e análise de indicadores sociais e ambientais. Por isso, urge que se debatam questões teórico-conceituais, metodológicas e operacionais presentes nos estudos geográficos, enfatizando, em particular, o papel das Geotecnologias e de métodos de representação voltados para a análise espacial. (E-mail para envio do trabalho: xiigeopontaleixo3@gmail.com)
- Eixo 4 - Dinâmicas Ambientais – Eixo que discute a relação sociedade e natureza. A crescente politização da natureza e dos debates ambientais se constitui em um elemento norteador da relação sociedade-natureza, na qual a primeira, por meio do capital cria mecanismos institucionais e financeiros para se apropriar da segunda. O uso e a exploração intensiva dos recursos naturais e suas transformações em produto tem contribuído para uma aceleração dos problemas nas múltiplas escalas espaciais, desde o local até o planetário. Os problemas gerados pela ocupação urbana desordenada, pelo uso abusivo das terras agrícolas, pela utilização sem limites dos recursos hídricos têm afetado a vida, da metrópole às comunidades mais tradicionais, pondo em risco o equilíbrio ecológico do planeta, tendo consequências que vão do clima à existência de refugiados ambientais. Assim, conhecer cada vez mais os a dinâmica dos processos naturais, as características da biosfera (Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera) e a interrelação do ser humano com o meio é de grande importância para Geografia e áreas afins. (E-mail para envio do trabalho: xiigeopontaleixo4@gmail.com);
- Eixo 5 - Práticas Educativas – Eixo destinado ao debate entorno do ensino. A formação do professor vivencia cotidianamente a precarização da educação, enquanto processo político, e das instituições, enquanto agentes deste processo. O desejo de uma sociedade mais técnica acaba por excluir cada vez mais do debate e da formação do aluno enquanto cidadão as disciplinas que contribuem para o esclarecimento das coisas que vivenciamos no mundo político e social. A questão do ensino deve ser debatida com base na discussão do currículo e de suas estruturas, do estágio enquanto elemento de experimentação da formação do professor e do livro didático enquanto produto do conhecimento oficial e universalizante, além das práticas didáticas alternativas como elemento de conscientização cidadã. (E-mail para envio do trabalho: xiigeopontaleixo5@gmail.com);
INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DOS TRABALHOS
Após conferir se os trabalhos seguem as normas do evento, deve-se proceder ao envio dos trabalhos para o e-mail correspondente ao eixo temático de interesse e considerar as seguintes informações:
Assunto do e-mail: “Resumo” ou “Trabalho Completo” conforme a modalidade selecionada.
Na mensagem do e-mail informar:
• Nome completo e CPF dos autores;
• E-mail dos autores;
• Eixo do resumo ou trabalho completo;
OBS: Enviar um arquivo com a identificação dos autores e outro sem a identificação (versão que será enviada para os avaliadores).
ATENÇÃO! Os trabalhos não serão apresentados, apenas publicados nos ANAIS do evento.
Publicações
Nosso caderno contendo os trabalhos aprovados no XII GEOPONTAL e XI Ciclo de Debates sobre o Meio Ambiente, já encontra-se disponível:
Certificados
Em breve os certificados serão disponibilizados no link abaixo: