Colóquio Internacional Agostinho da Silva

'Filosofia, milenarismos e utopismos luso-afro-brasileiros'
 25/08/2021 - 16:00 até 14/10/2021 - 20:00
   catedra.ufu@gmail.com   Instagram / Facebook

Apresentação

Voltada a oferecer ao público uma experiência de reflexão e conhecimento, a Cátedra Agostinho da Silva de Estudos Humanísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que foi implementada em 2020, promove o Colóquio Internacional “Agostinho da Silva: filosofia, milenarismos e utopismos luso-afro-brasileiros".

Com o objetivo de divulgar o pensamento e a ação do filósofo e educador luso-brasileiro Agostinho da Silva, em um momento em que sua obra está sendo publicada no Brasil, o evento traz uma discussão de diferentes professores sobre a obra do filósofo.

As palestras, sempre com transmissão via YOUTUBE, se iniciam no próximo dia 25 de agosto, com a participação do professor Paulo Borges (Universidade de Lisboa), debatendo sobre a filosofia como crítica e superação da filosofia em Agostinho da Silva. O cronograma segue com mais cinco palestras, finalizando no dia 14 de outubro, com a apresentação da professora Luiza Reis, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dentre as principais temáticas que serão discutidas no decorrer do evento, destaques para: a crítica filosófica, o pensamento utópico e os estudos afro-orientais promovidos por Agostinho da Silva.

25 de agosto, às 16h

• "A filosofia como crítica e superação da filosofia em Agostinho da Silva", com Paulo Borges (Universidade de Lisboa)

9 de setembro, às 18h

• "O joaquimismo de Agostinho da Silva", com Noeli Dutra Rossatto (Universidade Federal de Santa Maria)

23 de setembro, às 18h

• "A 'vertigem visionária' de Caetano Veloso: influências sebastianistas de Agostinho da Silva", com Cláudio Leal (Universidade de São Paulo)

30 de setembro, às 18h

• "Agostinho da Silva e Lina Bo Bardi: experiências de Brasil. Testemunhos, inter-relações", com Roberto Pinho, Edmar de Almeida e Marcelo Ferraz

07 de outubro, às 16h

• "A genealogia do pensamento de Agostinho da Silva: um contributo para o eterno presente do utopismo", com José Eduardo Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

14 de outubro, às 18h

• "Agostinho da Silva e o Centro de Estudos Afro-Orientais (Salvador, 1959-1961)", com Luiza Nascimento dos Reis (Universidade Federal de Pernambuco)

Custo do evento:
Período de inscrições:
01/08/2021 - 00:00 até 14/10/2021 - 17:59

A inscrição é única e vale para todas as datas do evento. Além disso, haverá emissão de certificado.