Apresentação
Setembro Verde/Azul é oficialmente o mês de Inclusão, Acessibilidade, Conscientização, da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, do Atleta Paralímpico e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Este mês é um marco histórico, nacional e internacional, para as pessoas com deficiência, repleto de significados que merecem ser lembrados e homenageados. Sendo assim, diversos eventos são promovidos em setembro para a conscientização e a inclusão social das pessoas com deficiência, visando a também comemorar as conquistas em Acessibilidade, obtidas ao longo dos anos.
O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br) vai realizar, no dia 21 de setembro, a live “Pesquisa, Inovação em Tecnologias Assistivas, um Direito das Pessoas com Deficiência”.
O evento será apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem contribuído para o avanço de projetos com a finalidade de desenvolver ações de pesquisa, inovação científica em Tecnologias Assistivas. As políticas acessíveis nesta linha devem proporcionar igualdade de condições para as pessoas com deficiência, sendo de fundamental importância a sua contribuição para o processo de transferência destas tecnologias para a sociedade.
Neste sentido, a live será uma ação para contribuir com as Políticas Públicas em Tecnologias Assistivas do MCTI, com a Inclusão Social, com a Acessibilidade e com o Esporte Paralímpico. O foco do tema será na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
Temas do evento:
- Lançamento do novo site do CINTESP.Br;
- Apresentação da nova sede do CINTESP.Br;
- Apresentação das atividades realizadas pelo CINTESP.Br;
- Lembrança das seguintes datas comemorativas: Semana Internacional de Surdos (19 a 25/09); Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09); Dia do Atleta Paralímpico (22/09); Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09); Dia Nacional dos Surdos (26/09); Dia “D” Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiências (29/09); Dia Internacional do Intérprete de Libras (30/09); Dia Internacional do Surdo (30/09).
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para que a pessoa com deficiência possa ser tratada com equidade, seja no ambiente profissional ou mesmo nos momentos de lazer e da prática do esporte. Busca, ainda, evidenciar a luta das pessoas com deficiência, bem como uma forma de garantir a integralização das pessoas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
Também se pretende mostrar as necessidades, as reivindicações e lutas travadas diariamente pelos esportistas brasileiros com deficiência na busca pela alta performance. As conquistas dos atletas paralímpicos brasileiros têm inspirado paixões pelo esporte e têm feito história em competições ao redor do mundo, há mais de duas décadas.
Na live serão apresentadas, em forma de mostra, algumas inovações tecnológicas assistivas voltadas para a saúde e o esporte desenvolvidas no CINTESP.Br, em parceria com o MCTI. Também será feita a apresentação da primeira tecnologia a ser transferida. Na ocasião, será lançado um desafio de desenvolvimento, em menor tempo e em manufatura aditiva, de dispositivos assistivos para atender às necessidades da vida diária de uma pessoa com deficiência física.
Quanto ao novo site do CINTESP.Br, foi desenvolvido para levar informações e ações atualizadas em termos de desenvolvimento de Tecnologias Assistivas além de iniciativas governamentais dirigidas à qualidade de vida e inclusão social.
Serão convidados somente os profissionais que atuam no CINTESP.Br, um atleta paralímpico e uma pessoa com deficiência. Devido à pandemida da Covid-19 e pensando no amor e respeito ao próximo, o CINTESP.Br levará até sua casa a live on-line para que todos os convidados estejam em perfeita segurança.
Paralelamente, na live também será formalizada a institucionalização do CINTESP.Br, com a inauguração da sala de pesquisa em dispositivos para educação inclusiva, a sala de pesquisa em doenças raras, com a intenção de fortalecer o CINTESP.Br como unidade de referência nacional em inovações tecnológicas por meio das linhas temáticas: Tecnologias Assistivas, Inovações Tecnológicas, Esportes paralímpicos, Lazer, Saúde, Vida Diária, Doenças Raras e Ensino Inclusivo de Libras e Braille.
Programação
O evento é gratuito e será transmitido pelo YouTube:
Acesso pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCHNrbDZEbPZHiJ9-wehKPWA
Deixe um like e inscreva-se para mais informações.
Convidados especiais:
- Valder Steffen Júnior - reitor da UFU;
- Alberto Martins da Costa - diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
- Carlos Henrique de Carvalho - pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU;
- Edson Cezar Zanatta – diretor da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel);
- Marcos Seizo Kishi - diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU);
- Goldjero Rennex - Assessoria de Comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI);
- Francisco Carneiro - cerimonial do MCTI;
- Zaima Milazzo - presidente do Brainalgar Telecom;
- João Pelegrini - presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Uberlândia (Sindmetal).