Valder Steffen Junior

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000).

Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia, tais como: Chefe de Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Centro, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Pró-Reitor. Serviu também ao sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação (Membro do CA-EM do CNPq, Representante da Área de Engenharia III na CAPES, Membro da CA-TEC da Fapemig; Membro do Conselho Curador da Fapemig).

Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado em 30 de junho de 2011 com Menção Honrosa pela Universidade Federal de Uberlândia pelas pesquisas que desenvolveu no biênio 2009-2010. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Uberlândia outorgado pela Câmara Municipal,em Dezembro de 2011. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência. Foi ainda Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM de 2006 a 2009.

É Membro Efetivo da Academia Nacional de Engenharia e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador nível 1-A do CNPq e Coordenador do INCT de Estruturas Inteligentes em Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica.