Evaldo Ferreira Vilela

Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK, e estágios pós-doutor nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen e California-Berkeley. É professor titular e atualmente professor voluntário/colaborador da UFV.

Foi reitor da UFV. Foi membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), membro de Comitês Assessores do CNPq, Capes, Fapemig e Finep. Foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT; do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária, encomendado pelo CTAgro/MCT/CNPq. Foi Secretário Adjunto de C&T e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2013) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agronomia, Entomologia, Feromônios e Comportamento de Insetos, Controle Biológico e Ecologia Química.

Mais recentemente, tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - Simi e atuado no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development; é membro do Fundo de Capital Semente CRIATEC do BNDES. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador 1A do CNPq. Foi Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e é seu atual Presidente.