Apresentação
Programação
04 de outubro, às 19h
Dr. Roberto Camargos (UFU)
Historiador e filmmaker. Tem interesse por questões relacionadas à cultura popular e pelo que acontece nas bordas das cidades. Escreveu Rap e política (Boitempo, 2015) e dirigiu os documentários É o fluxo (CentelhaFilmes/Nóis, 2014) e Vidas Cruzadas (Nóis, 2017).
Tema: Antigamente quilombo, hoje periferia: identidade e território
18 de outubro, às 19h
Prof. Dr. Adalberto Paranhos (UFU)
Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2005. Realizou estágio pós-doutoral em Música da Unicamp, entre 2014 e 2015, sob a supervisão de José Roberto Zan. Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em História e na graduação em Música. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.
Tema: O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes
08 de novembro, às 19h
Profª. Drª. Zeny Rosendahl (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Professor Pesquisador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERJ; Possui graduação em geografia (UERJ), tem os graus de Mestre (UERJ) e Doutor em geografia pela Universidade de São Paulo - USP (1994), Pós-doutorado na França - Universidade Sorbonne - París IV (1997). Tem atuação de pesquisa contínua, desde 1994, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente na temática da religião.
Tema: O sagrado e o urbano: reflexões sobre cidade e religiosidade
22 de novembro, às 14h
Profª. Drª. Lilian Reichert (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara (2000) e doutora em Letras (Literatura Contemporânea) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atua como docente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Participa do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da UFSB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Tema: Aquilo que brilha vê: espaço, memória e política na literatura contemporânea
06 de dezembro, às 19h
Prof. Dr. José Guilherme Magnani (Universidade Federal de São Paulo)
Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, Pesquisador nivel 1-B (CNPQ). É mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE), concluiu o doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo em 1982, defendeu tese de Livre- Docência em 2010 e de Titular em 2012 nessa Universidade. É coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, de sua revista eletrônica PONTO.URBE e da coleção "Antropologia Hoje".
Tema: Espaço e cultura: poéticas da tessitura da cidade
Inscrições
As inscrições para as conferências estão sendo feitas por meio de seus respectivos eventos no Facebook, que estão sendo divulgados na página do evento. Acompanhe a página para receber mais informações. Haverá emissão de certificados.