Curso de Extensão em Formação Política

Cartaz do Evento: 
 01/04/2021 - 08:00 até 30/11/2021
   ufuparamaiorias@gmail.com

Apresentação

O programa de extensão "Promoção da educação em culturas populares em parceria com a Universidade", vinculado ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), oferta 80 vagas para o "Curso de Extensão em Formação Política". O período de inscrições ocorre entre os dias 15 de março e 15 de abril, por meio de preenchimento de FORMULÁRIO ON-LINE

O curso, que está aberto para as comunidades interna e externa à UFU, tem como objetivo construir espaços de debates e reflexões sobre a dinâmica social e econômica na sociedade em que vivemos, refletindo sobre as composições sociais, os conflitos de interesses que permeiam a sociedade, as influencias que a organização social regida pelo capital exerce nos diversos aspectos e espaços no cotidiano de nossas vidas, bem como as opressões que marcam nossa sociedade.

Com isso, espera-se fortalecer a atuação de trabalhadoras e trabalhadores nos movimentos populares, por meio de indicações de leituras e reflexões coletivas promovidas pelas mesas-redondas, bem como contribuir para o desenvolvimento de estudantes que atuam no campo da pesquisa e extensão, mediante o debate sobre o método do materialismo histórico dialético que pode ser utilizado na reflexão e produção científica.

O "Curso de Extensão em Formação Política" será ofertado no formato virtual, estruturado em oito módulos no decorrer dos meses de abril a novembro de 2021. Cada módulo prevê a realização de um único encontro mensal e os links serão disponibilizados aos inscritos um dia antes da realização dele. A atividade valerá certificado de participação.

Programação

Temas:

  • Debate sobre o Método do Materialismo Histórico Dialético;
  • Estado e Capital;
  • História e Luta de Classes;
  • Trabalho no Brasil Contemporâneo;
  • A Educação no Brasil sob a ofensiva da lógica do capital;
  • Gênero, Raça e Classe: Uma abordagem metodológica;
  • As Lutas Contras as Opressões.

Observação: datas e horários ainda não estão definidos; quando o forem, faremos a atualização nesta página.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
15/03/2021 - 12:00 até 15/04/2021 - 12:00

Haverá emissão de certificados.

Realização

Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tipo de evento: 
Natureza do evento: