Encontro Criticum "As aventuras de uma brasilianista na Literatura Brasileira"

 14/07/2022 - 14:00 até 16:30
   missilva@ufu.br   Instagram

Apresentação

O grupo Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas (Criticum), do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), realiza, no dia 14 de julho, o encontro Criticum com o tema "As aventuras de uma brasilianista na Literatura Brasileira". O evento será às 14h, na plataforma online RNP, com participação aberta para todos. Quem dirige o encontro é a professora Margaret Anne Clark, do London King´s College. Para participar, basta se cadastrar na plataforma RNP, o link para a reunião está nos cartazes anexos.

O ano de 2021 apresentou grandes desafios frente ao período pandêmico, mas também trouxe a dissolução de fronteiras por meio da comunicação digital. Diante desse cenário, ampliando nossos canais de diálogo e encarando o desafio de uma retomada gradual das atividades presenciais, aliada à funcionalidade tecnológica, o Criticum propõe para o ano de 2022 uma reflexão sobre os entrecruzamentos dos diversos âmbitos que conformam este sistema literário. Para isso, buscará a inserção de um conjunto de questões econômicas, políticas e culturais no processo de produção artística e que envolvem a materialização do texto literário, a partir do olhar de seus próprios agentes, como escritores, produtores e editores.

Para atingir tal objetivo, uma abordagem da visão sistêmica da literatura se constituiu nosso objeto de diálogo, frutificando em discussões muito profícuas. Assim, nossas discussões contarão com aspectos que, parafraseando Barthes, ajudariam o leitor a “levantar a cabeça” para além do livro-objeto rumo a um diálogo que fará refletir sobre a amplitude do cenário de produção de modo ético, estético e mercadológico.

O Criticum realiza encontros mensais para discutir diferentes temáticas sobre o universo da literatura.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

On-line: 

Realização

ILEEL
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: