V CID – V Colóquio do Grupo de Pesquisa - O corpo e a Imagem no Discurso: Ceci n´est pas une pipe
Apresentação
Ceci n´est pas une pipe. O enunciado na tela de René Magritte, junto à imagem ali pintada, ao mesmo tempo em que encerra, questiona, desafia e/ou nega a relação entre a imagem e o objeto material cachimbo e uma relação de representação ou semelhança entre os dois, abre a possibilidade para a reflexão sobre a relação entre a palavra e a imagem. O que pode fazer a palavra com a imagem? Por sua vez, o que a imagem faz visível sobre a língua(gem)? Em tempos de circulação em massa de imagens e palavras por aplicativos e redes sociais e do paradoxo entre a maior possibilidade de conexão e conversa e a menor disposição para o diálogo, a V edição do Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso propõe remeter a discussão sobre a relação entre palavra e imagem para as pesquisas científicas cujas formulações teórico-metodológicas e objetos de investigação permitam responder uma das ou as duas seguintes questões:
a) Depois do ponto final em Ceci n´est pas une pipe, o que lhe surge como uma formulação – linguística, imagética, epistemológica – possível?
b) Se se retira o termo pipe do enunciado Ceci n´est pas un(e) __., deixando ali em seu lugar uma lacuna, o que, para você, emerge para ocupar esse espaço?
Essas perguntas visam inspirar pesquisadoras e pesquisadores a discutir o funcionamento da língua(gem) e das práticas e estratégias discursivas na contemporaneidade e sua relação com a arte, a literatura, a filosofia, dentre outras áreas.
Junto a essa discussão, entremeando-se com ela, O IV Simpósio em Transculturalidade, Linguagem e Educação: Thinking (and doing) otherwise visa promover um espaço para troca de estudos, pesquisas, estratégias e relatos de pesquisadoras e pesquisadores que vêm teorizando a linguagem, o ensino e a aprendizagem de línguas e a produção de sentidos em diversas situações e que propõem perspectivas e quadros teóricos críticos, criativos e híbridos, cuja transdisciplinaridade sugere uma intelectualidade e um fazer acadêmico e educacional que apontam para um pensar e fazer outro. Esse pensar e fazer outro desafiam e problematizam regimes de sentidos, valores e epistemologias que instituem subjetividades dóceis e subalternas. O evento reúne membros do Grupo de Trabalho Transculturalidade, Linguagem e Educação, filiado à Associação Nacional de Pós–Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e dará visibilidade à maneira como o grupo e cientistas que com ele se identificam têm pensado e praticado suas teorias e articulado conceitos tais como os de diferença, identidade, língua, linguagem, poder e resistência. Também esse simpósio indaga as condições contemporâneas de pensar, pesquisar e fazer na sala de aula de línguas e nas pesquisas sobre língua(gem) e suas práticas, e tem por eixo orientador a seguinte pergunta: O que caracteriza e/ou fundamenta nossas maneiras de pensar e fazer pesquisa de outro modo?
Línguas oficiais do evento: português e inglês.
Prazo de submissão de trabalhos: Até 31 de julho de 2019
Linhas temáticas
As propostas submetidas ao evento podem se alinhar às linhas temáticas sugeridas, não necessitando a elas se restringir:
• Processos de normatização dos corpos
• Construções discursivas e imagens: circulação em rede
• Ensino e aprendizagem de línguas
• Práticas translíngues e transculturais
• Educação linguística
• Políticas linguísticas
• Epistemologias emergentes e híbridas
• Estratégias de poder e de resistência
• Práticas discursivas e(m) tecnologias de informação e comunicação
Inscrições
Link para inscrições: INSCRIÇÃO/REGISTRATION
Informações: www.ileel.ufu.br/cid/
Contato: coloquioscid@gmail.com
Submissão de Trabalhos
Haverá dois tipos de apresentação de trabalho: comunicações orais e pôsteres.
As comunicações orais serão organizadas em sessões de debate orientadas por temas. Cada pesquisador terá 15 minutos para apresentação e as perguntas poderão ser feitas ao final da sessão. Essa categoria de participação é reservada para Doutores, Mestres e pós-graduandos. Pesquisadores em nível de iniciação científica podem apresentar trabalhos nessa categoria na condição de coautores de seus orientadores e apenas se seus orientadores também estiverem presentes na apresentação. Toda sessão de debate será mediada pelos pesquisadores convidados, que serão
responsáveis por abrir, movimentar e fechar cada sessão. Essa organização visa estabelecer uma lógica de trabalho que possibilite uma coesão nas discussões e, sobretudo, um aprofundamento de conceitos e teorias.
Os pôsteres terão uma sessão específica de apresentação com duração de uma hora. Nesta categoria, podem submeter propostas Doutores, Mestres, pós-graduandos e pesquisadores em nível de iniciação científica. Mais informações nos links abaixo: