Razão e desrazão na constituição do homem: 'História da Loucura', de Michel Foucault

Cartaz do Evento: 
 28/08/2020 - 16:00 até 18/12/2020 - 18:30

Apresentação

Sob responsabilidade da professora Fillipa Silveira, do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (IFILO/UFU), este curso tem como objetivo trabalhar com leitura, discussão e divulgação filosóficas em torno da primeira parte do livro História da Loucura, de Michel Foucault.

O texto será o material principal, porém sem perder o cultivo do conceito. A proposta é desdobrar as atividades tanto de forma expositiva quanto com uma dimensão interativa, usando recursos artísticos, imagens e/ou vídeos, já que o livro é bem marcado por esse tipo de referência.

Na segunda frente, a busca será pela troca de ideias com outras áreas do saber. Já há uma fala confirmada sobre a representação da loucura no cinema, e alguns contatos engatilhados sobre psiquiatria e movimento antimanicomial no Brasil. Nesse mesmo sentido, a questão do Hospital Colônia, de Barbacena, é entendida como triste retrato brasileiro da violação aos direitos humanos na área da psiquiatria e deverá aparecer nas discussões. 

Por fim, será pensada uma forma de produzir algum material a partir das discussões. Algo simples, que não sobrecarregue os participantes do curso, mas que seja expressão de um trabalho coletivo de análise de conceitos, além de também passível de ser estendido à comunidade não filosófica. 

Os encontros vão ocorrer sempre às sextas-feiras, de forma totalmente remota e a partir das 16h, por meio da PLATAFORMA JITSI MEET. Ao todo, serão sete dias de atividades, entre os meses de agosto de dezembro de 2020. Para ter direito aos certificados, é preciso marcar presença em pelo menos cinco encontros.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/08/2020 - 00:00 até 31/08/2020 - 23:59

Realização

Área do conhecimento: 
Natureza do evento: