Lei Brasileira de Inclusão: 5 anos de avanços (?) para a autonomia socioeconômica das pessoas com deficiência?

Cartaz do Evento: 
 27/07/2020 - 18:00
   cepes@ufu.br

Apresentação

Organizado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU), o Webnário 08 deseja discutir a importância e os impactos da Lei Brasileira de Inclusão, que completa cinco anos de aprovação, para a autonomia socioeconômica das pessoas com deficiência. Esta discussão levará em conta o contexto da pandemia do Covid-19 e seus reflexos na inclusão das pessoas com deficiência. 

Palestrantes:
  1. Gilmar Borges Rabelo: presidente atual e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod) desde sua fundação, em janeiro de 2002. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFU, pós-graduação em Georreferenciamento pelo IG/UFU e é mestre na área de transportes pela Feciv/UFU, com foco na acessibilidade no transporte público em Uberlândia. Sócio-fundador da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu). Coautor na redação do Decreto Federal n.º 5.296/2004. Servidor público desde 1987, atualmente lotado na Diretoria de Acessibilidade e Mobilidade Reduzida, da Secretaria Municipal de Planejamento.
  2. Idari Alves da Silva: diretor de Acessibilidade na Prefeitura de Uberlândia. Historiador, mestre em História Social pela UFU, com foco na cidadania da PCD. Criador da campanha "Uberlândia sem Barreiras", em parceria com Dra. Ana Paula Crosara. Fundador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod). Conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) entre os anos de 2004 a 2006, ajudou a escrever a proposta do Decreto Federal 5296/04.
  3. Késia Pontes de Almeida: doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Servidora da UFU, lotada na  Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Depae), da Diretoria de Ensino (Diren).
  4. Luiz Bertolucci Jr. (moderador): coordenador do Cepes/IERI-UFU. Pesquisador na área de População. Economista pelo IERI/UFU e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG).

A transmissão do Webnário 08 será via ConferenciaWeb.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Haverá emissão de certificados, via SIEX/Proexc. Para receber o certificado, preencher o formulário neste link.

Outras Informações