Festival Internacional Ecocine: Dia Internacional Humanitário

Cartaz do Evento: 
 19/08/2022 - 00:00
   Instagram

Apresentação

O Festival Internacional de Meio Ambiente e Direitos Humanos (Ecocine) completa, em 2022, 30 anos. Durante esse período, o festival apresentou obras nos formatos documentário, ficção, animação/live action de curtas, médias e longas metragens que, em grande medida, convergem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para comemorar essa data, o Ecocine realiza, nos dias 19 e 20 de agosto, em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Uberlândia (CSVM/UFU), a exibição remota de quatro títulos especiais, que remontam ao - e nos relembram do - Dia Internacional Humanitário: 19 de agosto.

Este data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção da causa humanitária.

Programação

Leaving Africa

  • Origem: Finlândia
  • Sinopse:  A finlandesa Riitta e a ugandense Catherine têm algo em comum: trabalho, uma casa compartilhada e senso de humor. Riitta desenvolve um trabalho humanitário em Uganda há mais de 25 anos, e logo é hora de se aposentar e voltar para a Finlândia. Antes disso, Riitta e Catherine vão convidar líderes religiosos para um curso no qual desafiam os padres e os imãs para uma discussão direta que rompe tabus sobre o direito das mulheres a seus corpos, sobre sexualidade e vida. No entanto, em breve,  Riitta e Catherine ficarão sabendo de sérias alegações feitas contra elas. Essas alegações vão colocar em risco o trabalho de toda a sua vida. "Leaving Africa" é um filme emocionante que retrata o empoderamento das mulheres e seu impacto nos indivíduos, nas comunidades e no desenvolvimento global. O filme revela também o valor, o conteúdo e os desafios da cooperação para o desenvolvimento. 

Our Right to Dream

  • Origem: Brasil
  • Sinopse: Sob a perspectiva das pessoas que vivem no Complexo do Alemão, a maior favela do Rio de Janeiro, "Direito de Sonhar" (75’) escancara como a ausência do Estado no Brasil, a violência, o racismo e o difícil acesso à educação e à cultura afetam vidas e sonhos de crianças e jovens e quais alternativas elas criam para superar estes desafios. Depoimentos dos moradores demostram enorme consciência da importância do enfrentamento ao racismo e da luta por seus direitos como cidadãos, revelando crianças, artistas, ativistas, mães solo, mestras e mestres da resistência que são vistos, na melhor das hipóteses, como inferiores e na pior, como inimigos. 

 

Operation Camanducaia
  • Origem: Brasil.
  • Sinopse: 1974 - Em plena ditadura brasileira, mais de 90 meninos foram presos arbitrariamente pela polícia de São Paulo e transportados para outro estado brasileiro. Pela manhã, apenas 41 dessas crianças e adolescentes compareceram à cidade de Camanducaia. Eles estavam nus, famintos e feridos. Esquecer não é uma opção.
     
Barcelona - A Welcoming City
  • Origem: Alemanha
  • Sinopse:  A imagem de Barcelona é caracterizada por uma vida turística cosmopolita, processos de gentrificação de longo prazo e perspectivas políticas progressistas, como, por exemplo, para o acolhimento de refugiados e migrantes. A fim de descobrir em que medida a imagem autodesenhada de Barcelona como "Cidade dos Refugiados" atinge a realidade da vida das pessoas afetadas pelo regime fronteiriço europeu, este documentário etnográfico se foca nas estratégias políticas locais que definem e regulam o tratamento dos migrantes. Além disso, mostra os déficits alarmantes e as condições de vida precárias daqueles que vieram em busca de condições de vida mais humanas e como, por força da Lei de Imigração, a maioria passou anos sem perspectiva de direito de permanência ou permissão de trabalho. Devido a uma pesquisa antropológica de um ano e meio com uma abordagem colaborativa, este documentário oferece uma visão profunda da vida cotidiana, funcionamento e rede de diversas comunidades migrantes e documenta sua luta persistente contra as relações de poder racistas predominantes. Consiste na apresentação do organizado Sindicato de Vendedores Ambulantes de Barcelona, a iniciativa de direitos humanos "Tanquem els CIEs" que luta pelo encerramento dos Centros de Detenção de Imigrantes em toda a Espanha, a campanha contra a discriminação racial "Parad de Pararme", o grupo "Frontera Sur" que acompanha refugiados após sua chegada à fronteira sul da Espanha e em seu processo de asilo, e o protesto auto-organizado de migrantes e refugiados "Encierro Migrante" que ocupou uma antiga Escola de Arte em Barcelona para chegar aos políticos locais e lutar pelos seus direitos humanos. Esses grupos estiveram envolvidos no processo de pesquisa, filmagem e edição deste documentário etnográfico, que visa mostrar as lutas sociais frente ao racismo institucional a partir de uma perspectiva BPOC e migrante.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
16/08/2022 - 00:00 até 19/08/2022 - 23:59

Localização

On-line: 

Os links serão enviados para os participantes, que poderão assistir aos filmes gratuitamente, no local e horário que preferirem.

Apoio

Tipo de evento: 
Natureza do evento: