Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2020

Cartaz do Evento: 
 10/11/2020 - 07:00 até 12/11/2020 - 19:00

Apresentação

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2020 (SICAA), será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2020, o SICAA 2020 englobará os seguintes eventos:

  • VIII Simpósio Científico da Agronomia

  • VI Simpósio Científico da Engenharia Florestal

  • II Simpósio Científico da Pós-graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

Os três eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.

O SICAA ocorre presencialmente, desde 2013, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus de Monte Carmelo. Neste ano, devido às incertezas futuras ocasionadas pela pandemia do novo Coronavírus, o Simpósio será organizado totalmente em plataforma virtual. Serão apresentadas palestras e organizadas apresentações dos melhores trabalhos submetidos. Abaixo é possível verificar a relação das palestras confirmadas:

 

Tema da Palestra

Palestrante

Inovações tecnológicas no manejo de adubação em solos do Cerrado

Luiz Henrique Marcandalli, Eng. Agrônomo, Doutorando em Engenharia de Biossistemas pela ESALQ.

Mercado de Trabalho para o Engenheiro Agrônomo

Pedro Desconsi, Eng. Agrônomo, Pós Graduado em Proteção de Plantas pela UFV; MBA Executivo e Gestão: Agronegócio pela FGV (Coordenador Comercial na FENDT Brasil)

Mercado de Trabalho para o Engenheiro Florestal

Nathalia Ferreira, Eng. Florestal, Mestre em Ciências Florestais pela UFLA (Cedrus Consultoria & Soluções Ambientais; Meu broto)

Indicadores de Eficiência para Gestão de Propriedades Rurais - Equipe SEBRAE

Caio Lazarini, Engenheiro Agrônomo, MBA USP/ESALQ (Consultor Expocaccer Educampo/SEBRAE).

Mineração de dados

Murillo Guimarães Carneiro, Analista de sistemas com Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional (Professor - UFU/Monte Carmelo)

Proteção vegetal de cultivos GM

Leandro Paiola Albrecht, Eng. Agrônomo, Doutorado em Agronomia (Professor - UFPR/ Palotina).

Subsidiando a quantificação de capital natural com o uso de ferramentas de sensoriamento remoto.

Célio Helder Resende de Sousa, Eng. Florestal, PhD em Forest Ecosystems & Society pela Oregon State University (Pesquisador no Goddard Space Flight Center - NASA).

Utilização do Tree Map

Ataides Marinheski Filho, Eng. Florestal, Doutorando em Ciências Florestais ela UFPR (Consultor Brasil Florestal).

Inovações em tecnologia de aplicação

Daniel Petreli da Silva, Eng. Agrônomo, Mestrando em Agronomia pela UNESP (Especialista em Tecnologia de Aplicação na Máquinas Agrícolas JACTO).

 

As inscrições e submissões estão abertas, sendo que as submissões de trabalhos científicos (resumos simples e/ou expandidos), podem ser realizadas até o dia 27 de setembro de 2020. O investimento é de R$20,00, o que dá o direito ao inscrito de submeter até dois trabalhos. O programa completo do evento pode ser conferido no site https://doity.com.br/sicaa2020. Acompanhe as novidades no Instagram do evento: @sicaa_ufu.

 

Programação

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago
Período de inscrições: 
01/09/2020 - 17:21 até 12/11/2020 - 07:00
Tipo de evento: 
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: