Banner Evento PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NAS ESCOLAS: IMPORTÂNCIA E EMERGÊNCIA

Diversidade em Ação: Construindo Escolas de Equidade Racial
 23/11/2023 - 10:00 até 11:30

PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NAS ESCOLAS

A “Promoção da Equidade Racial nas Escolas” é uma discussão de vital importância e emergência. O evento realizado na Praça Mário Natal em Ituiutaba é um exemplo brilhante de como podemos abordar essa questão de maneira eficaz e envolvente.

O “Tabuleiro Antirracismo”, uma das atividades do evento, é uma ferramenta educacional inovadora que permite aos alunos refletirem criticamente sobre o racismo e a necessidade de equidade racial. Ao participarem ativamente dessas atividades, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cônego Angelo tiveram a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente inclusivo e acolhedor.

No entanto, a luta pela equidade racial nas escolas não termina com um único evento. É necessário um esforço contínuo para garantir que todas as crianças, independentemente de sua raça ou etnia, tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso inclui a implementação de políticas de inclusão, a promoção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e a ressignificação de currículos que representem com precisão e respeito todas as raças e culturas.

Além disso, é importante reconhecer o papel crucial que instituições como a UFU desempenham ao fornecer o fomento necessário para tais iniciativas. Através do edital PIAEV/UFU/2023, a UFU demonstrou seu compromisso com a promoção da equidade racial na educação. Esse evento só foi possível graças ao fomento desse edital.

Por fim, a promoção da equidade racial nas escolas é uma questão de importância e emergência. É uma tarefa que requer a participação de todos nós - educadores, alunos, pais, gestores escolares e a comunidade em geral. Juntos, podemos criar um ambiente escolar onde todas as crianças se sintam valorizadas, respeitadas e tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.

Natureza do evento: