FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Juntos pela inclusão: capacitando professores para uma educação básica inclusiva!
 27/06/2023 - 20:00 até 21:30

Apresentação

Apresentamos o webinário "Formação de Professores e Práticas Inclusivas na Educação Básica", a ser ministrado pela Profª Lucélia Cardoso Cavalcante, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento será mediado pelo renomado Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, do ICHPO/UFU, que vem atuando na formação de professores e no aperfeiçoamento de temáticas importantes para a atuação docente.

A formação adequada de professores desempenha um papel crucial na construção de uma educação inclusiva e igualitária.

Neste webinário, iremos explorar a importância da formação docente para a implementação de práticas inclusivas na educação básica, visando garantir o acesso e a participação de todos os alunos.

Durante o evento, abordaremos os seguintes tópicos:

1. A base teórica da formação inclusiva: Apresentaremos os fundamentos teóricos que embasam a formação de professores para a inclusão. Discutiremos conceitos-chave, como diversidade, equidade e direitos humanos, e como eles se relacionam com a prática docente inclusiva.

2. Competências e habilidades necessárias: Exploraremos as competências e habilidades que os professores precisam desenvolver para promover a inclusão na sala de aula. Abordaremos aspectos como a adaptação curricular, a personalização do ensino, a utilização de recursos pedagógicos diversos e a criação de ambientes acolhedores e inclusivos.

3. Estratégias práticas para a inclusão: Apresentaremos estratégias e práticas pedagógicas inclusivas que podem ser aplicadas no contexto da educação básica. Discutiremos o uso de avaliações formativas, a diferenciação instrucional, a colaboração com outros profissionais e a parceria com as famílias para promover uma aprendizagem significativa e inclusiva.

4. Desafios e perspectivas: Abordaremos os desafios enfrentados na formação de professores para a inclusão e exploraremos perspectivas futuras. Discutiremos a importância de políticas públicas e investimentos na formação contínua dos educadores, bem como a criação de redes de apoio e o compartilhamento de boas práticas.

Convidamos todos os interessados a participarem deste webinário no dia 27/06/23, terça-feira, das 20h às 21h30, no canal Educamais.

Essa será uma oportunidade única de aprofundar seu conhecimento sobre formação de professores e práticas inclusivas na educação básica, e descobrir maneiras práticas de promover uma educação mais igualitária e inclusiva.

Não perca essa chance de se engajar nessa discussão transformadora!

Junte-se a nós no webinário "Formação de Professores e Práticas Inclusivas na Educação Básica" e vamos explorar juntos como capacitar os educadores para promover a inclusão e o sucesso de todos os alunos.

Custo do evento:
Natureza do evento: