DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM: AVANÇOS E DESAFIOS PARA SUA SUPERAÇÃO

Unindo forças rumo à superação: juntos enfrentando a defasagem na aprendizagem
 22/06/2023 - 20:00 até 21:30

Apresentação

Apresentamos o webinário "Defasagem na Aprendizagem: Avanços e Desafios para sua Superação", ministrado pela Profª Beatriz de Paula Souza, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). O evento será mediado pelo renomado Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, do ICHPO/UFU.

A defasagem na aprendizagem é um desafio que afeta milhões de estudantes em todo o mundo. Neste webinário, iremos aprofundar o tema e discutir estratégias eficazes para enfrentar esse problema educacional, visando proporcionar uma educação de qualidade para todos.

Durante o evento, abordaremos os seguintes tópicos:

1. Compreendendo a defasagem na aprendizagem: Analisaremos as causas e as diferentes dimensões da defasagem educacional, desde deficiências de ensino até desigualdades socioeconômicas. Compreender a complexidade desse problema é o primeiro passo para sua superação.

2. Diagnóstico e avaliação da defasagem: Exploraremos métodos e ferramentas utilizados para identificar e avaliar a defasagem na aprendizagem, permitindo um diagnóstico mais preciso e embasado. Abordaremos a importância de avaliações formativas e de acompanhamento contínuo para o desenvolvimento de estratégias de intervenção efetivas.

3. Estratégias de intervenção pedagógica: Apresentaremos abordagens e práticas pedagógicas que têm se mostrado eficazes na superação da defasagem na aprendizagem. Discutiremos a importância de estratégias diferenciadas, personalizadas e inclusivas, que valorizem a diversidade de habilidades e estilos de aprendizagem dos estudantes.

4. Parcerias e políticas públicas: Abordaremos a importância da colaboração entre educadores, famílias, comunidades e instituições governamentais para enfrentar a defasagem na aprendizagem. Também exploraremos políticas públicas e programas educacionais que visam reduzir as desigualdades e promover uma educação de qualidade para todos os estudantes.

Convidamos todos os interessados a participarem deste webinário no dia 22/06/23, quinta-feira, das 20h às 21h30, no canal Educamais. Essa será uma oportunidade única de aprofundar seu conhecimento sobre a defasagem na aprendizagem e descobrir abordagens eficazes para superar esse desafio educacional.

Não perca essa chance de se engajar nessa discussão transformadora! Junte-se a nós no webinário "Defasagem na Aprendizagem: Avanços e Desafios para sua Superação" e vamos explorar juntos caminhos para uma educação mais inclusiva e igualitária, capacitando todos os estudantes a alcançarem seu pleno potencial acadêmico e pessoal.

Custo do evento:
Tipo de evento: