'Projeto Prelúdio' - edição especial com o pianista Marcelo Magalhães

Cartaz do Evento: 
 06/06/2023 - 18:00 até 19:00
   lemosrosiane@yahoo.com

Apresentação

Na próxima terça-feira, dia 6 de junho, às 18h, a Edição Especial do Projeto Prelúdio, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Instituto de Artes (Iarte), e em parceria com o Festival de Maio de BH, recebe o pianista Marcelo Magalhães.

 

Currículo

O convidado é natural de Belo Horizonte (MG). Concluiu em 2015 o doutorado em Jazz Piano (classe do professor Harold Danko) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester (EUA), onde recebeu o prêmio Marian McPartland. Bacharel pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, graduando-se em 2003. Em 2004, ingressou na Berklee College of Music, em Boston (EUA), enveredando-se pelo estudo do jazz, tendo seu excelente aproveitamento lhe rendido a inclusão de seu nome na Dean’s List daquele ano.

Continuou seus estudos em jazz na França, onde, de 2004 a 2006, realizou diversos cursos, estudando no Conservatoire National de Région de Nice, na classe do Professor Robert Persi. Nessa ocasião, participou juntamente com a Orquestra Sinfônica da Unesco, do Concerto de Encerramento do Ano do Brasil na França, regido por Francis Hime.

Possui quatro discos autorais, abrangendo os mais variados estilos musicais: "Paisagens de Minas", "Missa da Capela Magnificat", "Impressões" (com a participação dos poloneses Dariusz Terefenko e Zenon Terefenko) e "Shifting Perspectives" (gravado em parceria com Doug Stone, em Nova Orleans, e lançado pelo selo Ears and Eyes Records.

Atualmente, está trabalhando no próximo álbum e vem produzindo em seu estúdio - o Luzeiro Musical Lab - podcasts com importantes nomes da música.

 

Sobre o Prelúdio 

Sob a coordenação das professoras Fernanda de Assis e Rosiane Lemos, com colaboração de Roberta Lana, o projeto, que acontece desde 2009, tornou-se referência como um espaço para amadurecer a produção artística do que é feito no curso de Música da UFU, realizando concertos de alunos, professores e convidados, agindo como um palco de experimentação para os estudantes de Música, bem como de conhecimento e interação para os públicos acadêmico e em geral.

O projeto tem como meios de divulgação um canal do canal no YouTube, que possui conteúdo produzido pelos estudantes, e um perfil no Instagram, voltado para informar e divulgar as atividades do projeto.

Programação

PROGRAMA

  • "Aqui, oh!" (Toninho Horta)
  • "7 Anéis" (Egberto Gismonti)
  • "Lembranças" (Marcelo Magalhães Pinto)
  • "Brigas Nunca Mais" (Tom Jobim)
  • "Baião Barroco" (Juarez Moreira)
  • "New Paths" (Marcelo Magalhães Pinto)
  • "Cassata Mineira" (Marcelo Magalhães Pinto)
  • "Conversa de Boiadeiro" (Marcelo Magalhães Pinto)

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3M Música - Sala(s) Camargo Guarnieri

Apoio

DICULT

Realização

Natureza do evento: