Apresentação
Buscando manter a conexão neste período de quarentena e isolamento social, os professores, técnicos e membros do Diretório Acadêmico Grande Otelo (DAGO), do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ações integradas entre graduação, pós-graduação e extensão, desenvolveram o projeto "Conexão Teatral". Ele é constituído por uma série de atividades que visam manter estes acadêmicos ativos nas experiências teatrais, por meio das plataformas digitais.
Esta iniciativa abrange:
- Encontros on-line com artistas pesquisadores: profissionais e pesquisadores da área de teatro que são convidados para um debate referente ao ofício do artista de teatro e sobre a perspectiva e as possibilidades do teatro em tempos de isolamento social;
- Poesias Sonoras: criações em vídeos de caráter experimental a partir de textos curtos, onde a poesia sonora nasce antes do texto ou do discurso;
- Teatro Conta Gotas: registros audiovisuais de cenas curtas, canções ou leituras dramáticas;
- Ações teatrais na escola em tempos de pandemia: debate e troca de saberes entre docentes da educação básica, a fim de discutir sobre o ensino da Arte em contexto de pandemia, mapeando realidades distintas.
Todas as atividades estão sendo disponibilizadas no canal do Conexão Teatral no YouTube.
Nesta quarta-feira, 11 de setembro, às 19 horas, a atração é a mesa/live "Memórias de Cenas e Ritos do Cerrado", que procurará tratar de algumas faces da memória cênica/popular de Uberlândia. Para isso, foram convidados: o produtor cultural e memorialista do teatro Carlos Guimarães Coelho, o historiador e comandante geral da Festa da Congada da cidade de Uberlândia Jeremias Brasileiro e a professora, coreógrafa e artista de dança Pâmela Tadeu.
Programação
Programação completa no blog https://conexaoteatralufu.blogspot.com/ e no Instagram do Diretório Acadêmico Grande Otelo.