Apresentação
Dois filmes serão exibidos gratuitamente no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 19 e 26 de outubro, às 14h: “As Vinhas da Ira” (1940), de John Ford, e “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos. Ambos tratam de um mesmo problema: as migrações humanas em massa até meados do século 20, ocasionadas por grandes transformações geoclimáticas. As projeções dos filmes serão seguidas de debates com o público, mediados por integrantes do Grupo de Estudos Imagens da Expulsão.
O evento integra os projetos de extensão “Luzes, Arte, Ação!” e "Cinema e História da Arte”, ligados ao Laboratório de História da Arte (Labha/UFU) e ao Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (Nupav/UFU). A proposta é articular cinema, artes visuais, crítica e história da arte com projeções de filmes e debates abertos às comunidades intra e extra-acadêmicas. A coordenação está por conta do professor Alexander Gaiotto Miyoshi, do Instituto de Artes (Iarte/UFU).
O tema das migrações humanas massivas é hoje um dos mais importantes para discussões. Em dezembro de 2021, o Relatório Mundial sobre Migração da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU) informou que, mesmo com as limitações de mobilidade ocasionadas pela covid-19, o deslocamento global aumentou. O número de migrantes, exilados e refugiados internacionais chegava a 84 milhões em 1970, e passou dos 281 milhões em 2020.
Programação
19/10 (sábado), às 14h:
- Exibição de “As Vinhas da Ira”, de John Ford. Na sequência, haverá debate sobre o filme, com apresentação e mediação de Ana Julia Magossi e Maria Luiza Santos da Costa
26/10 (sábado), às 14h:
- Exibição de “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos. Na sequência, haverá debate sobre o filme, com apresentação e mediação de Lissa Mai Ballabio Osera e Milagros Apaza Estrada
Inscrições
As sessões são gratuitas, com inscrições somente no local. Serão emitidos certificados de participação para ouvintes.