Live 'Desafio: Educar para a sexualidade a partir da infância'

Cartaz do Evento: 
 31/05/2021 - 17:30

Apresentação

O Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas) promove a live "Desafio: Educar para a sexualidade a partir da infância", no dia 31 de maio, às 17h30, no canal do núcleo na plataforma do YouTube. O evento faz parte do projeto “Educação permanente para o cuidado integral a pessoas em situação de violência sexual”, que visa, por meio de encontros mensais, a fortalecer a rede intersetorial de Uberlândia para o cuidado a pessoas em situação de violência sexual.

Nos encontros, sempre com um profissional do Nuavidas e uma convidada externa, são debatidos temas desafiadores relacionados à violência sexual, como trabalho em rede, gênero, sexualidade, estupro de vulneráveis, a educação e segurança pública no enfrentamento ao problema, saúde mental, acesso ao aborto previsto em lei, produção do cuidado, coleta de vestígios, sigilo, prevenção da violência, entre outros.

O Nuavidas, vinculado ao Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), existe desde 2017 e reúne professores e profissionais ligados à Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Psicologia (IP), Escola Técnica de Saúde (Estes), Faculdade de Direito (Fadir) e ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), integrando diferentes setores na abordagem dos casos de violência sexual - do atendimento à saúde física, social e psicológica ao encaminhamento jurídico, quando necessário.

Programação

O terceiro encontro, que acontece no dia 31 de maio, foi pensado especialmente para dar visibilidade ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

live conta com a presença da psicóloga e sexóloga Vania Maria Beliz Ferreira e da professora da UFU e psicóloga do Nuavidas Anamaria Silva Neves para conversar sobre o teme "Desafio: educação para a sexualidade a partir da infância". Excepcionalmente no terceiro encontro, O evento vai começar às 17h30, devido ao fuso-horário da convidada, que reside em Portugal. 

Arquivos: 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Não é preciso fazer inscrição prévia para participar. Os encontros ficam gravados, mas quem participa ao vivo tem direito a um certificado por encontro ao final do projeto, em dezembro de 2021.

Localização

On-line: 

Devido à pandemia, os encontros ocorrem de forma remota, sempre nas últimas segundas-feiras dos meses, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Nuavidas, que pode ser acessado em: https://www.youtube.com/channel/UCYzbk3ZYXECXz00lW83AT_g.

Realização

Tipo de evento: 
Natureza do evento: