Encontrando Ismene Mendes

Encontrando Ismene Mendes

Memórias de vida e de morte
Cartaz do Evento: 
Cartaz Encontrando ismene mendes
 22/10/2025 - 19:00 até 22:00

Apresentação

Neste ano, com o propósito de manter viva a memória da vida de Ismene Mendes, o Projeto de Pesquisa e Extensão Memoriar, da Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis” (FADIR/UFU), realizará o evento “Encontrando Ismene Mendes: Memórias de vida e de morte”, em sua homenagem. A trajetória de Ismene é símbolo de resistência e seu legado permanece como exemplo marcante de luta sindical e compromisso com a justiça social.

O evento acontecerá no dia 22 de outubro de 2025, data em que se completam 40 anos de seu brutal assassinato, no auditório 3Q, às 19 horas. As inscrições para o evento poderão ser feitas até o dia 30/09, via formulário eletrônico.

O período da tarde, do dia 22/10, está destinado para a apresentação dos resumos expandidos submetidos, segundo o edital. O material pode ser enviado até o dia 14/09 pela internet (envie aqui

Os textos serão divididos pelos seguintes eixos de pesquisa:

  • I) GT 1 - Trabalho, Resistência e Direitos Humanos;
  • II) GT 2 - Resistência e repressão em Mina Gerais durante a Ditadura Civil-Militar (1964 - 1985);
  • III) GT 3 - Grupos minoritários e opressão durante a Ditadura Civil-Militar (1964 - 1985); e IV) GT 4 - Violências de Gênero e Resistência Feminina.

No período da noite, acontecerá a mesa redonda do evento, que contará com a presença da Profa. Neiva Flávia de Oliveira, coordenadora docente do Memoriar, e de outros convidados que tratarão sobre o Caso Ismene Mendes.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
15/08/2025 - 08:00 até 30/09/2025 - 23:59

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3Q

Submissão de Trabalhos

O período da tarde, do dia 22/10, está destinado para a apresentação dos resumos expandidos submetidos, segundo o edital. O material pode ser enviado até o dia 14/09 pela internet (envie aqui

Tipo de evento: 
Natureza do evento: