Seminário Direitos em Movimento: cartografias sociais e resistências quilombolas em Minas Gerais e Maranhão

Cartaz do Evento: 
 09/12/2020 - 18:30 até 12/12/2020 - 21:00

Apresentação

Entre 9 e 12 de dezembro de 2020, pesquisadores e lideranças de movimentos sociais estarão reunidos para discutir práticas de pesquisa que estão associadas às estratégias de resistência de comunidades quilombolas nos estados de Minas Gerais e Maranhão.

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia é anfitrião do evento, que recebe o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGD/Unimontes) e o Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCSPA/Uema). As pesquisas que serão apresentadas buscam promover um diálogo direto com os movimentos sociais e com os saberes quilombolas.

Programação

  • Dia 9/12 (quarta-feira) – das 18h30 às 21h

Conferência de abertura: "A relação entre as formas organizativas de povos e comunidades tradicionais e o princípio do pluralismo social a partir da Constituição Federal de 1988", com o professor Alfredo Wagner Berno de Almeida, antropólogo da Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Estadual do Maranhão e coordenador da Rede Nova Cartografia Social Debate.

 

  • Dia 10/12 (quinta-feira) – das 18h30 às 21h

Experiências no Maranhão: 1. "Comunidades quilombolas e pesquisas acadêmicas no Maranhão", com a professora Patrícia Portela, antropóloga do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PGCSPA/Uema); 2. "Conflitos socioambientais e resistências no Quilombo Camaputiua", com o  senhor Ednaldo Padilha, presidente da Associação dos Moradores do Quilombo Rural da Ilha de Camaputiua (Amoqruica); 3. "Direitos territoriais de comunidades quilombolas atingidas pela duplicação da BR-135", com o professor Emmanuel de Almeida Farias Júnior, antropólogo do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA/Uema); 4. "Resistência quilombola frente à Base Espacial de Alcântara", com Danilo Serejo Lopes, bacharel em Direito, mestre em Ciência Política e liderança do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe).

 

  • Debate Dia 11/12 (sexta-feira) – das 18h30 às 21h

Experiências em Minas Gerais: 1. "Pesquisas junto a comunidades tradicionais no norte de Minas Gerais", com a professora Andrea Narciso de Paula, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes); 2. "Cartografia Social como porta de entrada a políticas públicas na comunidade quilombola de Buriti do Meio", com Claudiomar Luiz de Souza, professor de História e liderança do Quilombo Buriti do Meio em São Francisco (MG); 3. "Luta e resistência quilombola da Família Teodoro de Oliveira e Ventura", com o senhor José Antônio Ventura, presidente da Federação Nacional das Associações Quilombolas (Fenaq) e da Associação dos Remanescentes dos Quilombos das Famílias Teodoro de Oliveira e Ventura (Arqtov); 4. “A responsabilidade é nossa e tem que ser agora!”, com o professor Peterson Galdolfi, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU - Campus Patos de Minas); 5. "Movimento quilombola e pesquisa em Direito: diálogo de saberes", com a professora Sheilla Dourado, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFU (PPGD/UFU).

 

  • Debate Dia 12/12 (sábado) das 9h30 às 12h

Conferência de encerramento: "História e Direito: Quilombolas, Congadas e Cultura Afro-brasileira no Alto Paranaíba", com o professor Jeremias Brasileiro, historiador, pesquisador, comandante-geral da Festa da Congada em Uberlândia e presidente da Irmandade do Reinado do Rosário de Rio Paranaíba do Alto Paranaíba, e professora Vanilda Honóra dos Santos, mestre em Filosofia e doutoranda em Teoria e História do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

   

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Tipo de evento: 
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: