Apresentação
O Diretório Acadêmico XXI de Abril, entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU), realiza o Congresso “Saúde Mental: Perspectivas Críticas e Humanização do Discurso”.
O evento tem como objetivo colocar em evidência a relação entre a academia e a saúde mental do corpo social, a partir de diferentes perspectivas. Também pretende demonstrar a escassez de preocupações em relação à saúde mental e como ela está ligada à vida pessoal e acadêmica dos estudantes. Além disso, o congresso se propõe a levantar debates acerca das problemáticas que afetam a saúde mental da população em geral e também a dos estudantes universitários.
A programação ocorrerá entre os dias 15 e 17 de março e exige inscrição prévia.
Programação
- 15/03, às 11h30: Isadora Nicastro - "A medicalização dos estudantes universitários em sofrimento psíquico e a urgência de espaços de fala"
- 15/03, às 16h: Heribaldo Maia - "Neoliberalismo e o sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades"
- 16/03, às 11h30: Bruna Morsh - "Saúde mental e sexualidade"
- 16/03, às 17h: Priscila Dornelas - "Louca ou cansada? O impacto das representações do feminino na saúde mental"
- 17/03, às 17h: Laura Fortunatti e Coletivo Autista da USP - "Transtorno do Espectro Autista e suas dimensões nas universidades"
- 17/03, às 19h: Fórum em Defesa do SUS-MG - "Saúde Mental, desmonte do SUS e a luta pela saúde pública em Minas Gerais"
Inscrições
Haverá emissão de certificados. Para receber, é necessário ter assistido a no mínimo quatro palestras. Ao final de cada uma delas, uma lista de presença será disponibilizada no chat da transmissão via YouTube.