IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História

Tema: "Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História"
 29/11/2016 - 18:30 até 02/12/2016 - 22:30
 http://www.eventos.ufu.br/shp    semanadehistoriadopontal.4@gmail.com    (34) 3271-5232

Apresentação

O Curso de História da FACIP/UFU realizará, no período compreendido entre 29 de novembro e 02 de dezembro de 2016, a IV Semana de História do Pontal/III Encontro de Ensino de História, evento acadêmico que discutirá “Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História”. Trata-se, pois, de discutir as especificidades, mas, principalmente, as múltiplas articulações de três temáticas abrangentes e bastante relevantes na contemporaneidade: política, gênero e mídia, abordando tanto questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de História e às pesquisas realizadas no âmbito das Ciências Humanas quanto desafios sociais que se impõem no tocante à questão do respeito aos direitos humanos e ao exercício da plena cidadania. Com a articulação desses três grandes temas, pretende-se promover o debate, a reflexão, a troca de experiências, a produção e a difusão de conhecimento realizadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições públicas de ensino que atuam na área de História e em outras áreas de conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, de modo a que sejam promovidos profícuos diálogos interdisciplinares.

Após ter realizado com êxito três edições da Semana de História do Pontal e duas edições do Encontro de Ensino de História, o Curso de História da FACIP/UFU realizará conjuntamente esses dois eventos, estabelecendo para ambos, a partir desta edição de 2016, uma periodicidade anual, de modo a aperfeiçoar esta importante e já consolidada prática acadêmico-científica, que conta com atividades de pesquisa, de ensino e de extensão. Nesta edição de 2016, a IV Semana de História/III Encontro de Ensino de História agrega também o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidos no âmbito do Curso de História da FACIP, ampliando a troca, a produção do conhecimento e a reflexão acerca das especificidades e articulações dos três grandes temas que serão discutidos no evento, seja na dimensão da pesquisa, seja na dimensão do ensino de História. Considerando também a consolidada prática das atividades de extensão desenvolvidas pelo Curso de História, esta edição do evento desenvolverá várias atividades voltadas para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade de Ituiutaba e da região do Pontal do Triângulo Mineiro, tais como: palestras, debates fílmicos, exposições e visitas monitoradas.

A diversidade temática da IV Semana de História do Pontal/III Encontro de Ensino de História reflete a preocupação de sua Comissão Organizadora em atender aos interesses variados do público que é esperado neste evento. Idealizado como um espaço para promover reflexões, debates e trocas de experiências relacionadas à pesquisa e ao ensino de História, este evento não é direcionado apenas para os historiadores e para a comunidade universitária. Mais do que isso, está aberto à participação de professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como da comunidade em geral. O Curso de História da UFU (Campus Pontal) está de portas abertas para toda a comunidade. Visitem-no e sejam muito bem-vindos!

Programação

A programação detalhada contendo informações sobre: conferência de abertura, mesas redondas, minicursos e simpósios temáticos pode ser visualizada abaixo, logo após o quadro resumido da programação.

 

Programação Geral: IV Semana de História / III Encontro de Ensino de História

Terça (29/11)

Quarta (30/11)

Quinta (01/12)

Sexta (02/12)

 

 

 

 

_

08h - 11h

 

IX Seminário de Prática Educativa do Curso de História; Roda de Conversa com representantes do MUSAI e da Fundação Zumbi dos Palmares

08h - 11h

 

Atividade com as escolas:

Apresentação da FACIP/UFU; Mostra PET-História; Mostra PIBID-História; Mostra CEPDOMP; Debate do filme Zuzu Angel

08h - 11h

 

Atividade com as escolas:

Apresentação da FACIP/UFU; Mostra PET-História; Mostra PIBID-História; Mostra CEPDOMP; Debate do filme Zuzu Angel

14h:30

Atividade da greve na IV SHP

Palestra:

Desafios do movimento docente em tempos de retrocessos políticos e sociais

Prof. Dr. Antônio de Almeida (INHIS/UFU)

14h - 16h

Minicursos

14h - 16h

Minicursos

14h - 16h

Simpósios Temáticos

17h - 19h

Credenciamento

16h - 18h

Simpósios Temáticos

16h - 18h

Simpósios Temáticos

16h - 18h

Simpósios Temáticos

18h:30 - 19h:30

Atividade cultural

18h:30 - 19h:30

Sessão de lançamento de livros

Atividade cultural

18h:30 - 19h:30

Atividade cultural

18h:30 - 19h:30

Atividade cultural

19h:30 - 20h:00

Cerimônia de abertura

19h:30

Mesa redonda 1

 

Carreira docente na Educação Básica

 

 

- Profª. Drª. Gizelda da Costa Silva (UFU)

 

- Profª. Elaine Cristina (SINDUTE)

 

- Profª. Yara Vasconcellos (SINDUTE)

19h:30

Mesa redonda 2

 

Gênero, política e mídia: perspectivas contra-hegemônicas

 

- Profª. Drª. Stella Maris Scatena Franco (USP)

 

- Prof. Dr. Giliard Prado (UFU)

 

- Profª. Drª Angela Teles (UFU)

19h:30

Mesa redonda 3

 

Política, multiculturalidade e ensino

 

- Profª. Ms. Alinne Grazielle Neves Costa (UFU)

 

- Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (UFU)

 

- Prof. Dr. Astrogildo Fernandes Silva Jr. (UFU)

20h

Conferência de abertura

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas perspectivas política, de gênero e do ensino

 

- Profa. Dra. Claudia Sapag Ricci (UFMG)

 


Conferência de abertura:

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas perspectivas política, de gênero e do ensino

Profa. Dra. Claudia Sapag Ricci (UFMG)

Data: 29 de novembro de 2016 (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)

 


Mesas redondas:

 

Mesa redonda 1: Carreira docente na Educação Básica

 

Profa. Dra. Gizelda da Costa Silva (UFU)

Profa. Elaine Cristina (SindUTE)

Profa. Yara Vasconcellos (SindUTE)

Data: 30 de novembro de 2016 (quarta-feira)

Horário: 19h:30

Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)

 

 

Mesa redonda 2: Gênero, política e mídia: perspectivas contra-hegemônicas

 

Profa. Dra. Stella Maris Scatena Franco (USP)

Prof. Dr. Giliard Prado (UFU)

Profa. Dra. Angela Teles (UFU)

Data: 1º de dezembro de 2016 (quinta-feira)

Horário: 19h:30

Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)

 

 

Mesa redonda 3: Política, multiculturalidade e ensino

 

Profa. Ms. Alinne Grazielle Neves Costa (UFU)

Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (UFU)

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes Silva Jr. (UFU)

Data: 2 de dezembro de 2016 (sexta-feira)

Horário: 19h:30

Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)

 


Para visualizar as informações detalhadas sobre os minicursos e simpósios temáticos, basta clicar no seu respectivo título


 

Minicursos:

 

Minicurso 1- Descolonizando o olhar: o cinema africano contemporâneo

Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (FACIP/UFU)

 

Minicurso 2- Arquivo Publico: recepção e organização documental

João Eurípedes de Araújo (Arquivo Público de Uberaba - APU)

Historiador e Diretor do Departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento do APU

 


 

Simpósios temáticos:

 

ST 1- História e historiografia das Américas

Coordenadores:

Prof. Dr. Giliard S. Prado (FACIP/UFU); Prof. Dr. Newman Di Carlo Caldeira (FACIP/UFU)

 

 

ST 2- Povos Indígenas: diálogos da Arqueologia, da Etnohistória e da Educação

Coordenadores:

Prof. Dr. Marcel Mano (INCIS/UFU); Prof. Dr. Robson Antônio Rodrigues (PNPD/CAPES; PPGCS/UFU)

 

 

ST 3- Ensino de História, formação histórica e multiculturalidade

Coordenadores:

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (FACIP/UFU); Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (FACIP/UFU)

 

 

ST 4- História Regional e História Local: patrimônio e memória

Coordenadores:

Prof. Dr. Eduardo Giavara (FACIP/UFU); Prof. Dr. Jiani Fernando Langaro (UFG)

 

 

ST 5- Escravidão, abolição e experiências de afrodescendentes no Brasil: historiografia, educação e ensino

Coordenadores:

Prof. Msc. Murilo Borges Silva (UFG/Jataí); Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho (UFU/Pontal)

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago
Período de inscrições: 
10/10/2016 - 08:00 até 29/11/2016 - 19:00

VALORES DE INSCRIÇÃO

PÚBLICO

VALOR

Professores universitários

R$ 40,00

Alunos de Pós-graduação

R$ 30,00

Professores e demais profissionais da Educação Básica

R$ 20,00

Alunos de graduação

R$ 20,00

CRONOGRAMA DO EVENTO

ATIVIDADES

DATA INICIAL

DATA FINAL

Inscrição no evento como ouvinte (com ou sem participação em minicurso)

10/10/2016

29/11/2016

Inscrição em minicurso (é preciso estar inscrito no evento, seja como ouvinte, seja como apresentador de trabalho)

10/10/2016

29/11/2016

Inscrição como apresentador de trabalho em simpósio temático: envio do resumo

10/10/2016

22/11/2016

Divulgação dos trabalhos aceitos nos simpósios temáticos

25/11/2016

25/11/2016

Envio do trabalho completo a ser publicado nos anais eletrônicos do evento (para os que tiveram os trabalhos aceitos nos simpósios temáticos)

25/11/2016

16/12/2016

Realização da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História

29/11/2016

02/12/2016

Instruções gerais para as inscrições

 

  • A inscrição deverá ser feita por meio eletrônico. A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento (e, quando for o caso, o resumo e o trabalho completo) devem ser enviados exclusivamente para o e-mail do evento: <semanadehistoriadopontal.4@gmail.com>;
  • O pagamento das inscrições no evento será gerenciado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU). Para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, acesse o link da IV Semana de História do Pontal na Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU;
  • Para os(as) que se inscreverão na modalidade “apresentador(a) de trabalho”, além da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento, será preciso enviar também para o e-mail do evento o resumo do trabalho e, posteriormente (conforme cronograma), o texto completo a ser publicado nos anais eletrônicos;
  • A Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU deverá ser utilizada, portanto, apenas para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Apesar de haver na Plataforma da FAU um campo específico para o envio de trabalhos, pede-se que ele seja desconsiderado, uma vez que tanto o resumo (a ser preenchido diretamente na ficha de inscrição) quanto o trabalho completo devem ser enviados unicamente para o e-mail do evento;
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail do evento: <semanadehistoriadopontal.4@gmail.com>.

Organização

Comissão Organizadora

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (docente)

Aurelino José Ferreira Filho (docente)

Eduardo Salazar Miranda C. Mattos (discente)

Francisco Modesto Ferreira Filho (discente)

Giliard da Silva Prado (docente)

José Josberto Montenegro Sousa (docente)

Sandra Alves Fiuza (docente)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Angela Aparecida Teles – UFU/FACIP

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior – UFU/FACIP

Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – UFU/FACIP

Profa. Dra. Dalva Maria de Oliveira Silva – UFU/FACIP

Prof. Dr. Eduardo Giavara – UFU/FACIP

Prof. Dr. Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior – UFU/INHIS

Prof. Dr. Giliard da Silva Prado – UFU/FACIP

Profa. Dra. Gizelda Costa da Silva – UFU/INHIS

Prof. Dr. Jean Luiz Neves Abreu – UFU/INHIS

Profa. Dra. Jorgetânia da Silva Ferreira – UFU/INHIS

Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa – UFU/FACIP

Profa. Dra. Mara Regina do Nascimento – UFU/INHIS

Profa. Dra. Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro – UFU/INHIS

Prof. Dr. Murilo Borges Silva – UFG

Prof. Dr. Newman Di Carlo Caldeira – UFU/FACIP

Prof. Dr. Raimundo Agnelo Soares Pessoa – UFG

Profa. Ms. Sandra Alves Fiuza – UFU/FACIP

Submissão de Trabalhos

Condições gerais para inscrição de trabalho (comunicação oral) em simpósio temático:

Para submeter trabalho a um dos simpósios temáticos, é preciso estar inscrito no evento. Cada autor poderá inscrever, no máximo, um trabalho, seja na condição de autor ou de coautor. Em caso de trabalhos em coautoria, os coautores também devem se inscrever. Caso o autor de um trabalho, seja também coautor de trabalho apresentado em outro simpósio temático (ST), poderá ter ambos os textos publicados nos anais do evento. No entanto, poderá apresentar apenas um trabalho e inscrever-se em apenas um simpósio temático. No ato da inscrição, o autor deve indicar o ST ao qual se vincula o trabalho. As propostas serão avaliadas pela coordenação do ST.

 

Instruções para envio e formatação do resumo:

O texto do resumo (para os inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”) deverá ser encaminhado no ato da inscrição, observando o prazo final estabelecido no cronograma do evento para o envio dos resumos. O texto deve ser digitado diretamente na ficha de inscrição (disponível na página do evento).

O resumo do trabalho deve apresentar de 100 a 200 palavras (utilizar ferramenta “contar palavras”); fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras.

 

Instruções para envio e formatação do trabalho completo

Para o envio do trabalho completo deverá ser observado o prazo estabelecido no cronograma do evento. Apenas serão publicados nos anais eletrônicos do evento os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados nos simpósios temáticos. Não serão aceitos trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas da ABNT e com as especificações definidas abaixo:

  • De 3.200 a 4.000 palavras (de 8 a 10 páginas), incluindo notas e bibliografia;
  • Papel tamanho A4;
  • Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior);
  • Fonte Times New Roman;
  • Tamanho 12;
  • Espaçamento 1,5;
  • Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0;
  • Alinhamento justificado;
  • Título em maiúsculo, centralizado e em negrito;
  • Nome do(s) autor(es) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título;
  • Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), também alinhado à direita;
  • Endereço eletrônico logo abaixo da vinculação institucional;
  • Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho;
  • Depois de duas linhas de espaço, as notas de fim, quando estas forem estritamente necessárias;
  • O uso de notas de fim deve ter apenas o caráter explicativo/complementar, não devendo, portanto, ser utilizadas para indicar referências bibliográficas, uma vez que estas constarão no corpo do texto, conforme o sistema “Autor-Data”. As notas de fim devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
  • Depois de duas linhas de espaço, a bibliografia, apresentada segundo as normas da ABNT.
  • Citação: (autor, ano, página). Exemplo: (BLOCH, 2001, p. 51);
  • As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e indicação da página ou do intervalo de páginas (BLOCH, 2001, p. 51-52);
  • As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
  • As citações feitas em outro idioma (francês, inglês, espanhol, etc.) devem ser colocadas em itálico.

Publicações

Anais eletrônicos da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História

ISSN: 2179-5665

 

Índice:

 

André Luís Oliveira Martins / Tatiane Helena da Costa Paiva

Sujeitos históricos, quem são? Considerações sobre sequência didática trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

 

Antônia Aparecida da Silva

Reintegração social de apenados em Ituiutaba-MG: a contribuição do método APAC

 

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior / José Josberto Montenegro Sousa

Ensino de História, Relações Étnico-Raciais e Estudos Descoloniais

 

Caio Alves Lima / Lucas Cardoso de Moura

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal e a preservação digital de jornais da região do Pontal do Triângulo Mineiro

 

Camilla Aparecida Nogueira dos Santos / Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

Ensino de História e juventude: um estudo com jovens estudantes da cidade de Ituiutaba-MG, Brasil

 

Cristiane Kozlowsky Neves

O Ensino de História na Escola Normal de Niterói (1896-1900): notas de pesquisa

 

Daniella Santos Alves

Gentios, calhambolas e vadios na construção de alteridades e identidades no sertão do Campo Grande no século XVIII

 

Davi Aragão Martins da Silva

Ensino de História no Ensino Médio: desenvolvendo a arte de ensinar

 

Eduardo Giavara / Carla Madalena Silva

A cidade e a memória na obra de Petrônio Rodrigues Chaves

 

Eduardo Giavara / Isabella Laísa Santos Franco

O Arquivo da Câmara Municipal de Ituiutaba e seus usos

 

Eduardo Henrique de Freitas Marques

O ensino de História no século XXI: um debate acerca das novas tecnologias em sala de aula

 

Eliana Gonçalves da Silva Fonseca / Diandra Karollyna Ferreira

O resgate da infância na construção do caderno de memórias

 

Fabrício Marçal Vilela / Caroline Arantes e Silva Nunes / Tatiane Helena da Costa Paiva

Gênero, Política e Ensino de História

 

Gabriela Gonçalves Junqueira

Caça e Guerra como processos de construção de subjetividades entre os Jê meridionais

 

Giliard da Silva Prado

Entre a cooptação e a censura: as metamorfoses nas relações entre Estado e intelectuais sob a Revolução Cubana

 

Jaqueline Aparecida Souza Franco

A temática Guerra Fria em situação escolar: experiências da prática de Estágio Supervisionado

 

Jeovan Alves dos Santos

O ensino de História para estudantes cegos: o que dizem os professores?

 

Leidimar Aparecida dos Reis / Silvania Aparecida Almeida

Compreendendo através do Estágio Supervisionado IV: a condição da população negra no Brasil ontem e hoje

 

Leonardo Santos Pitta / Amanda Aparecida Gomes Rodrigues / Gabriel Vaccaro Canelada / Lissa Ito / Tatiane Helena da Costa Paiva

A observação do espaço escolar: contribuições do PIBID-História na formação do professor

 

Lucas Cardoso de Moura

Desconstruindo estereótipos sobre a escravização no Brasil: uma experiência no Estágio Supervisionado II

 

Lucia Elena Pereira Franco Brito / Ananda Maria Garcia Veduvoto

Tecendo memórias: Cidade das Frutas X Cidade das Águas

 

Luciana Moura de Carvalho

Formas de socialização dos indígenas Xavante com deficiência na aldeia Namunkurá: uma breve história

 

Márcia Maria Alves da Rocha

O ensinar História na Educação Especial: dificuldades, limitações e possibilidades dos sujeitos com deficiência intelectual na cidade de Ituiutaba-MG (2016)

 

Marcos Antônio da Silva

O processo de escravização no Brasil Império: reflexões proporcionadas pelo Estágio Curricular Supervisionado

 

Marcos Flávio Alves Leite

Olhares sobre a História escolar no Ensino Médio a partir do Estágio Curricular Supervisionado

 

Maria Angélica da Costa Silva

Quem inventou o Pontal? Discurso e poder em Ituiutaba-MG no final dos anos 1970

 

Maria Cristina Santos de Oliveira Alves

A importância da História Oral como metodologia de pesquisa

 

Monalisa Lopes dos Santos Coelho / Mariluiza Santos Vilela / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro / Angela Aparecida Teles

Memórias e histórias do Grupo Escolar João Pinheiro — Ituiutaba, MG (1908-1973)

 

Sidney Leopoldino da Mata

Multiculturalismo e identidade na EJA: reflexões sobre professores e estudantes de História nas escolas estaduais de Ituiutaba-MG, Brasil

 

Soraia Veloso Cintra / Cláudia Maria Andrade Vilarinho Oliveira / Elaine Aparecida da Fonsêca Tavares / Luciene da Silva Pereira / Vera Lúcia Oliveira Teixeira / Viviane da Silva Braga Gonçalves

A participação das mulheres na política: uma análise das eleições municipais de 2016 nas cidades da microrregião de Ituiutaba (MG)

 

Tássita de Assis Moreira

Preservação de patrimônio documental: olhares e desafios

 

Uendria Cristina Alves

A desconstrução de um mito revolucionário mexicano: uma análise do filme ¡Vamonos con Pancho Villa!

 

Victória Ferreira Cunha

Um diálogo entre a teoria e a prática no Estágio Supervisionado II

Outras Informações

Anais eletrônicos:

Em breve, os textos completos dos trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados nos simpósios temáticos serão publicados nos anais eletrônicos da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História [ISSN: 2179-5665].

 

 

 

Relação de trabalhos aceitos nos simpósios temáticos:

Para acessar a lista contendo os trabalhos aceitos, bem como os locais e as datas das apresentações, clique no título de cada simpósio temático abaixo:

ST 1- História e historiografia das Américas - relação de trabalhos a serem apresentados

ST 2- Povos Indígenas: diálogos da Arqueologia, da Etno-história e da Educação - relação de trabalhos a serem apresentados

ST 3- Ensino de História, formação histórica e multiculturalidade - relação de trabalhos a serem apresentados

ST 4- História Regional e História Local: patrimônio e memória - relação de trabalhos a serem apresentados

ST 5- CANCELADO

Tipo de evento: 
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: