I Encontro Construindo uma Escola Antirracista: Diálogos e Práticas

Cartaz do Evento: 
 27/11/2021 - 08:00 até 11:30
 Eseba    fernanda.cassia@ufu.br   Instagram

Apresentação

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) realiza o "I Encontro Construindo uma Escola Antirracista: Diálogos e Práticas", no dia 27 de novembro, das 8h às 11h30, por meio do canal da Eseba no YouTube. O evento, gratuito, é destinado a toda a comunidade acadêmica e conta com a palestra do professor Kabengele Munanga, referência na área da educação antirracista, e com atrações culturais: apresentação do musicista Jack Will e do espetáculo infantil “O pequeno Herói Preto”, com o ator Junior Dantas.

Com o objetivo de celebrar o primeiro ano do projeto "Construindo uma Escola Antirracista", o encontro também vai apresentar as atividades em desenvolvimento. Ao longo desse período de existência, foram realizados programas de ensino, pesquisa, extensão, formação docente, aquisição de acervo e ações de inclusão digital para crianças negras.

O projeto "Construindo uma Escola Antirracista", aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica 2020, é financiado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e coordenado pelas professoras Neli Edite dos Santos, Fernanda Cássia dos Santos, Gabriela Martins Silva e Léa Aureliano de Sousa Machado. 

Os certificados podem ser obtidos após inscrição dos participantes, por meio do link que será divulgado durante o evento, na descrição e no chat da transmissão no YouTube.

 

Programação

  • 8h - Percutindo com Jack Will
  • 8h15 - Vídeo "Edital Equidade Racial na Educação Básica: projetos em desenvolvimento"
  • 8h30 - Palestra com prof. dr.Kabengele Munanga: "Do Mito da Democracia Racial ao Antirracismo na Escola"
  • 10h30 - "O Pequeno Herói Preto", teatro infantil com Junior Dantas

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Realização

Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tipo de evento: 
Natureza do evento: