IV Congresso de Psicopedagogia Escolar
Presentation
Por ser uma área inter e transdisciplinar a Psicopedagogia estabelece interfaces entre diferentes campos do conhecimento, contribuindo, assim, para a compreensão dos processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem.
Na perspectiva psicopedagógica nenhuma área do conhecimento tem a palavra final ou, isoladamente, é suficiente para explicar o homem em sua complexidade biopsicossocial. Sendo assim, as ações psicopedagógicas são pautadas em distintos referenciais teóricos, os quais sustentam a premissa de que aprender é uma capacidade inerente a qualquer pessoa que interage no mundo. Pode-se afirmar, então, que a Psicopedagogia se respalda no paradigma interacionista, segundo o qual o sujeito é ativo na construção de seu conhecimento.
A partir desse pressuposto é possível inferir que a psicopedagogia pode contribuir com a práxis docente, favorecendo a reflexão e a prática diante da diversidade e da heterogeneidade que caracterizam a sala de aula e colocam a necessidade de distintas mediações em conformidade com as demandas dos discentes. Se o professor homogeneíza a turma propicia a aprendizagem de alguns, consequentemente, outros ficam privados da possibilidade de aprender e não raramente são rotulados e excluídos do processo escolar por, supostamente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.
O IV Congresso de Psicopedagogia Escolar visa favorecer o trabalho de intervenção nas dificuldades de aprendizagem, contribuindo para o sucesso do professor em sua tarefa de ensinar e para o sucesso do aluno em sua busca de aprender. Para tanto estabelece/provoca diálogos entre profissionais de diferentes áreas, tendo como eixo condutor e articulador a aprendizagem e suas dificuldades.
O evento é bianual e já faz parte do calendário acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, abordando temáticas relevantes a práxis pedagógica e psicopedagógica, socializando trabalhos e propiciando a interlocução entre estudiosos e pesquisadores.
OBJETIVOS
- Analisar as interfaces da psicopedagogia com áreas de conhecimento como a psicanálise, a neurologia, a psicologia, a fonoaudiologia, dentre outras.
- Favorecer a compreensão acerca do processo de aprendizagem e suas dificuldades.
- Possibilitar a interlocução de estudiosos e pesquisadores da Psicopedagogia Escolar;
- Contribuir para o processo de formação inicial e continuada de psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, professores e demais profissionais de áreas afins;
- Favorecer a promoção da aprendizagem e do sucesso escolar, melhorando a qualidade do ensino oferecido nas escolas.
EIXOS TEMÁTICOS
- Interfaces da psicopedagogia com as áreas de conhecimento
- Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem
- Atuação psicopedagógica na escola
- Atuação psicopedagógica na clínica
Programming
09/11/2015 | Atividade | Temas e participantes |
---|---|---|
17h00 | Credenciamento* | |
18h00 | Apresentação oral | |
18h30 | Solenidade de abertura | |
19h00 | Conferência de abertura | Tema: As funções executivas e as dificuldades de aprendizagem |
*As inscrições para os minicursos serão efetuadas no ato do credenciamento por ordem de chegada e limite de vagas disponíveis, sendo 30 para cada mini-curso, com exceção do mini-curso sobre Discalculia, que terá 20 vagas. |
---|
10/11/2015 | Atividade | Temas e participantes |
---|---|---|
08h00 - 11h30 | Mesa redonda | O processo de aprendizagem das pessoas com Surdez, Cegueira e Baixa visão |
13h30 - 17h30 | Apresentação de trabalhos | |
19h00 | Minicursos | Tema: TGD e Espectro autista |
11/11/2015 | Atividade | Temas e participantes |
---|---|---|
08h00 - 11h30 | Mesa redonda | O processo de aprendizagem das pessoas com Altas habilidades/ superdotação |
13h30 - 17h30 | Apresentação de trabalhos | |
19h00 | Minicursos | Tema: Contribuições da fonoaudiologia para o trabalho com os distúrbios de linguagem |
12/11/2015 | Atividade | Temas e participantes |
---|---|---|
08h00 - 11h30 | Mesa redonda | Mesa redonda: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Distúrbios de comportamento e Aprendizagem Participantes: Dr. Eder Cássio Rocha Ribeiro – Neurologista titular da Academia Brasileira de Neurologia. Sandra Meire de Oliveira Resende – arteterapeuta e psicopedagoga Coordenação: Profa. Carolina Alvim S. de Oliveira Mesa redonda: O processo de aprendizagem de pessoas com deficiências intelectuais e físicas Participantes: Profa. Dra. Sônia Bertoni – UFU Profa. Dra. Priscila Moreira Corrêa – UFU Coordenação: Profa. Dra. Lázara Cristina da Silva |
13h30 - 17h30 | Minicursos | Tema: A intervenção psicopedagógica com TDAH |
18h30 - 19h00 | Apresentação cultural | “Amor em movimento” |
19h00 | Conferência de encerramento | Tema: A psicopedagogia e suas interfaces |
Subscriptions
Valores:
- Estudante: R$30,00; Professor: 50,00.
- Psicopedagogos, Pedagogos, Psicólogos, Professores, Pesquisadores, Estudantes e outros profissionais da área.
-
300
Inscrições com apresentação de trabalho:
- Deverão ser realizadas no período de 03/08/2015 a 05/09/2015. Os aceites dos trabalhos serão divulgados no dia 05/10/15. Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar o resumo e o trabalho completo, conforme normas descritas abaixo, os quais serão divulgados em CDROM dos Anais do evento.
Location
Organization
Coordenação geral
Profa. Dra. Maria Irene Miranda – UFU/FACED
Comissão organizadora
Bruna Carolina Queiroz Pereira – UFU
Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira – UFU
Érica Meireles de Moura – UFU
Isa Marques Alemar – UFU
Maria Irene Miranda – UFU
Maria Isabel de Araújo – SME
Mariana de Lima Alves Hathenher – UFU
Mônica de Faria e Silva – UFU
Noemi Mendes A. Lemes – SME
Vanessa Arruda Santos Neto – UFU
Comissão científica
Profa. Dra. Arlete Aparecida Bertoldo Miranda – FACED/UFU
Profa. Dra. Maria Irene Miranda – FACED/UFU
Profa. Ms. Maria Isabel de Araujo – SME
Profa. Dra. Myrtes Dias da Cunha – FACED/UFU
Profa. Dra. Neide Noffs – PUC/SP
Profa. Dra Nivea Macedo – FAMED/UFU
Profa. Ms. Noemi Mendes Alves Lemes – SME
Apoio Técnico
Bruna de Almeida Faleiros
Patrícia Cardoso Rocha
Paper Submission
Resumo
O resumo deve conter no máximo 400 palavras. No alto, à esquerda, indicar o título do trabalho em negrito, seguido do (s) nome (s) do (s) autor (es), instituição e e-mail. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, com margens de 2,5 cm. Indicar três palavras-chave e o eixo temático.
Trabalho completoO trabalho completo deve conter no mínimo 8 páginas e no máximo 15 páginas (incluindo as referências, que devem estar de acordo com as normas da ABNT), com as seguintes especificações: Word for Windows; no alto, à esquerda, indicar o título do trabalho em negrito, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição e e-mail. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado, com margens de 2,5 cm. Indicar três palavras-chave e o eixo temático.
Atenção- Os trabalhos podem ter no máximo três autores, sendo que todos devem estar inscritos no evento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
- Cada participante poderá inscrever, no máximo, três trabalhos.
- Os comprovantes de pagamento devem ser apresentados no ato do credenciamento.
- Os trabalhos devem passar por uma rigorosa revisão de português.
- O resumo deve ser enviado em um arquivo e o texto completo em outro, ambos identificados pelo nome(s) do autor (es) do trabalho seguido da palavra resumo ou trabalho completo e eixo. Os arquivos devem ser enviados em uma única mensagem, nomeada com o nome(s) do autor (es) do trabalho. Ex.:
Arquivo Resumo: EIXO1_SILVA_JOSE_ Resumo
Arquivo Trabalho Completo: EIXO1_SILVA_JOSE_Completo
- Será disponibilizado data show para apresentação dos trabalhos.
Previous Editions
Other Information
Secretaria do Curso de Pedagogia a Distância – UFU/FACED
Av. João Naves de Ávila, 2121 - sala 1G 134
Campus Santa Mônica – CEP 38400-902
Telefone:
34 3230–9416
Horário de atendimento:
8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.
Happens in the Event
Veja os slides das apresentações do evento
Evento ocrreu entre os dias 09 a 12 de novembro de 2015
Disponibilização dos anais do IV Congresso de Psicopedagogia Escolar
Ao todo foram 27 artigos publicados