Presentation
Evento chega à sua 5ª edição celebrando música, memória e intercâmbio cultural em Uberlândia
De 29 de agosto a 5 de setembro de 2025, Uberlândia será novamente palco de um importante encontro dedicado à música de câmara e às práticas históricas da flauta doce no Brasil. O Festival Bloco & Bisel chega à sua quinta edição reunindo músicos, estudantes, pesquisadores e amantes da música em oito dias de intensa programação gratuita, com oficinas, rodas de conversa e concertos.
Sobre o nome incomum do Festival, Paula Callegari, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente da organização do festival, explica “Bloco e Bisel tem a ver com duas partes que ficam na parte de cima [cabeça] da flauta doce”. Enquanto o bloco é uma peça de madeira que fecha a extremidade superior da flauta, o bisel é a borda chanfrada dentro do bloco onde o músico sopra para produzir o som. Juntos, eles são fundamentais para a produção do som na flauta doce.
A programação deste ano presta homenagem a dois grandes flautistas brasileiros, Bernardo Piza e Ricardo Kanji. Piza e Kanji foram musicistas e professores que deixaram legado significativo para a interpretação histórica da música barroca no país. Ambos tiveram extensa carreira internacional e são reconhecidos como disseminadores do estudo e apresentação da música barroca no país.
A programação do evento conta com artistas de projeção nacional e internacional, como: Alessandro Santoro (Escola de Música do Estado de São Paulo/EMESP), mestre em piano e cravo formado pelo Conservatório de Moscou; Cesar Villavicencio, formado pelo Conservatório Real de Haia; os grupos de músicos Camerata Dolce e a Camerata do GReCo. Os concertos acontecem em espaços culturais da cidade, como a Igreja do Rosário, o Museu de Arte Sacra, a Sala Camargo Guarnieri (UFU) e a Igreja Sal da Terra.
Além disso, rodas de conversa e oficinas vão promover o intercâmbio entre músicos experientes, estudantes e o público interessado. As atividades de ensino durante o Festival ocorrem no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e no Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU.
O festival tem incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Prefeitura de Uberlândia e patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia. Além de contar com o apoio da UFU, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e da Igreja Sal da Terra.
Serviço:
Data: 29 de agosto a 5 de setembro de 2025;
Locais: Igreja do Rosário, Museu de Arte Sacra, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Sala Camargo Guarnieri (UFU) e Igreja Sal da Terra.
Entrada: Gratuita;
Confira a programação completa no Instagram: @blocobisel.













