O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Dia Mundial da Astronomia: 'Conectando a Comunidade com o Universo'

Cartaz do Evento: 
 08/04/2025 - 18:00

Presentation

O Grupo Astronomia e Planetologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará o ‘Dia Mundial da Astronomia: Conectando a Comunidade com o Universo’.

Em homenagem ao "Dia Internacional da Astronomia", o evento contará com palestras, que possuem o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre temas recentes e relevantes da exploração espacial e ciência astronômica. Além disso, contará com um quiz astronômico e observações com telescópio.

O evento será realizado dia 8 de abril, a partir das 18h, no Anfiteatro do Bloco 5R-A do Campus Santa Mônica. Já a observação do telescópio será no estacionamento da Reitoria, a partir das 19h30 - a depender das condições climáticas.

Os participantes inscritos ganharam brindes e certificado de participação. O evento é aberto a toda comunidade - tanto interna quanto externa à UFU.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram (@astronomia.ufu).

Programming

Detalhes das palestras:

  • 18h: apresentação do Grupo Astronomia UFU - a graduanda em Física Médica Ana Laura Mitidiero fará uma breve introdução do grupo, marcando o início do evento;
  • 18h05: Introdução ao Sistema Solar - o graduando em Licenciatura em Física Matheus Marques guiará esta discussão sobre: O Sistema Solar - definição e componentes principais como planetas, luas, asteroides e cinturões; comparação entre planetas rochosos e gasosos; a razão pela qual Plutão deixou de ser considerado um planeta; e Missões que Revolucionaram a Astronomia Planetária
  • 18h25h: Nesta palestra, serão exploradas as missões mais importantes na exploração de Marte e outros planetas, com a participação do projeto EPTA; tópicos incluem: Vikings (1976) - primeiros pousos bem-sucedidos em Marte; Curiosity e Perseverance - robôs exploradores e a busca por sinais de vida; futuro - perspectivas para missões tripuladas e a colonização de Marte; As Luas Misteriosas dos Planetas Gigantes
  • 18h45: O mestrando em Física Christian Borges abordará as descobertas sobre as luas de Júpiter e Saturno, incluindo: Cassini-Huygens - revelações sobre Titã e Encélado, com seus oceanos subterrâneos; Galileu - descobertas importantes sobre Europa e Ganimedes, e seu potencial para abrigar vida; futuro - a missão Europa Clipper e o programa Artemis para explorar ainda mais essas luas.

Subscriptions

Cost of the event: 
Evento gratuito

>>> Acesse aqui o formulário de inscrição <<<

As inscrições se encerram quando todas as 40 vagas forem preenchidas.

Location

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5R-A

Support

Realization

Event Type: 
Event Nature: 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.