I SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL - UFU: BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA? (1822-2022)
Presentation
O Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), organiza a sua I Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Humanas do Pontal ICHPO – UFU, com o objetivo de se constituir em oportunidades privilegiadas para a consolidação das práticas de debates, reflexões, produção e difusão de pesquisas acadêmico-científicas nos cursos que o compõe: Geografia, História e Pedagogia, o Programa de Mestrado em Geografia do Pontal (PPGEP), bem como na comunidade abrangente na qual o ICHPO está inserido em parceria com gestores e professores das escolas públicas da rede estadual e municipal de Ituiutaba. Pretende-se consolidar este importante espaço de socialização de pesquisas e debates acadêmicos, tomando como temática central a efeméride de 200 anos da independência do Brasil problematizada pelo amplo diálogo com questões, desafios e temáticas que se colocam para as humanidades no momento presente; questões que perpassam os cenários políticos, pedagógicos e educacionais na contemporaneidade. O evento agregará atividades formativas acadêmico-científicas e educacionais ampliando assim diálogos interdisciplinares entre aquelas diferentes áreas da produção do conhecimento da educação básica e do ensino superior.
No momento em que se registra a efeméride de 200 anos de sua independência, a atual conjuntura política e social brasileira nos impõe o desafio de reflexões críticas que norteiem possíveis alternativas políticas, sociais e educacionais. Aliada a essa circunstância, tal efeméride se dá em um momento em que se constata o aumento da desigualdade social no país, em que grande parte da população brasileira se encontra economicamente fragilizada social e economicamente, além de se verem diretamente afetadas por debates negacionistas em torno do desmonte da educação da pesquisa e da ciência. Assim, estamos Tal realidade coloca a Universidade diante de impasses para os quais se requerem novas posturas e ações no âmbito da educação e da política em geral; e mais ainda no ensino e da pesquisa, o que tem exigido o estímulo aberto ao debate racional de propostas e ideias, exercitando a argumentação e a escuta.
Sendo assim, em sua I edição, com o tema BRASIL, 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA? (1822-2022), sob o prisma da ruptura democrática iniciada em 2016, pretendemos estabelecer diálogos com a atual conjuntura política e educacional brasileira contemporânea. Assim, este cenário será tema de reflexões, possibilitando diálogos e trocas de experiências entre docentes e discentes que atuam na docência e em pesquisas em Geografia, História e Pedagogia, bem como nas diferentes áreas disciplinares das humanidades, nos diversos níveis e modalidades de produção do conhecimento.
A partir do tema proposto, o evento buscará possíveis transversalidades entre as diferentes áreas da produção do conhecimento acadêmico-científico. Dessa forma, o evento está organizado em conferências de abertura e encerramento, mesas redondas, simpósios temáticos e sessões de apresentação de trabalhos, organizados e ofertados pelos cursos envolvidos.
Poderão ser apresentados projetos e resultados de pesquisas docentes e discentes, e de pesquisadores em geral; experiências e práticas sobre os mais diversos temas das humanidades, promovendo uma articulação das dimensões da pesquisa, do ensino, da extensão e das práticas pedagógicas.
Programming
Data / Horário |
Atividade |
Local |
19h | Atividade Cultural | |
07/11/2022 (2a feira) 19h30 às 21h |
Conferência de abertura: BRASIL: 200 de independência ? (1822 – 2022) Prof. Dr. Everaldo de Oliveira Andrade – Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ( FFLCH - USP) – Curso de História) Mediador: Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO UFU) – Curso de História. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologia, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI
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Auditório 1 - Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.
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08/11/2022 (3a feira)
9h às 11h |
Mesa Rodonda: Violências e decolonialismos indígenas Prof. Dr. Hélio Simplicio Rodrigues Monteiro - Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza Prof. Dr. Robson Rodrigues - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais PPG INCIS UFU. Fundação Araporâ. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologida, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI Mediador: Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO UFU) – Curso de História. Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia, Arqueologia, Etnologia e História Indígena - GEPAHEI
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Auditório 1 - campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia |
19h | Atividade Cultural | |
09/11/2022 (4a feira) 19h às 21h
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Mesa-Redonda: Questões do Ensino de Geografia e Relações Religiosas e Étnico-Raciais
Profª Drª Jeane Medeiros Silva – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia Mediador: Prof.Dr. Antonio de Oliveira Jr. – Universidade Federal de Uberlândia/ICHPO/Curso de Geografia
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Auditório 1 - campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia |
19h | Atividade Cultural | |
10/11/2022 (5a feria)
9h às 11h |
Mesa Redonda: Neoliberalismo e políticas de financiamento da educação no Brasil contemporâneo. Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (Professor titular da UFG) Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira Silva (FACED-UFU) Mediador: Prof. Dr. Armindo Quillici Neto (ICHPO-UFU)
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Auditório 1 - Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
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19h | Atividade Cultural | |
11/11/2022 (6a feira) 9h às 11h |
Conferência de encerramento: A educação brasileira no contexto do bicentenário da Independência: impasses e perspectivas. Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury – Professor titular da Faculdade de Educação da UFMG (professor emérito)
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Auditório 1 - Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia |
17h30 |
Lançamento de livro: "NA LUTA PELA VIDA, ÚTEIS A SI E À PÁTRIA’’ Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919-1947), de Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e José Carlos Souza Araujo
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19h | Atividade Cultural |
Subscriptions
CRONOGRAMA E INSCRIÇÕES
PERÍODO DE DIVULGAÇÃO |
- Início em: 25/07/20 |
PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O EVENTO |
- Com submissão de trabalho: 01/08/2022 a 30/10/2022 - Sem submissão de trabalho: 01/08/2022 a 30/10/2022 |
REALIZAÇÃO DO EVENTO |
07 a 11/11/2022 |
Inscreva-se aqui: https://forms.gle/v7gzE8ZJRQb3SwRT9
Location
Organization
COORDENAÇÃO E SECRETARIA -Professora Valéria Moreira Rezende (Representante docente do Curso de Graduação em Pedagogia - Coordenadora)
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COMISSÃO ORGANIZADORA -Professor Antônio Oliveira Júnior (Representante Curso de Graduação em Geografia)
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COMISSÃO CIENTÍFICA -Professor Antônio Oliveira Júnior -Professor Eduardo de Freitas Bernardes
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COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO - Alexandre José de Souza Junior
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COMISSÃO CULTURAL -Professora Geovanna de Lourdes Alves Ramos (Representante docente do Curso de Graduação em História)
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COMISSÃO DE INFRA-EXTRUTURA - Professora Gláucia Siqnorelli de Queiroz
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Paper Submission
NORMAS E SUBMISSÕES DE TRABALHOS (Resumos Expandidos E Artigos completos) PARA PUBLICAÇÃO
(LINK PARA INSCRIÕES NO FINAL DA SEÇÃO)
1. RESUMO EXPANDIDO
EIXOS TEMÁTICOS : Os debates em torno do tema central estarão agrupados em nove eixos temáticos:
EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais
EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas
EIXO 3: História da Educação Regional
EIXO 4: História social e política
EIXO 5: Natureza e sociedade
EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades
EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação
EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital
EIXO 9: Território e modernidade
NORMAS GERAIS
1- O autor e todos os/as coautores/as devem estar inscritos no evento, MAS SOMENTE O AUTOR/A OU UM DOS CO-AUTORES ENVIA O TEXTO no e-mail comissaocientifica.semanaich@gmail.com;
2- Digitar o trabalho no arquivo: Modelo_Resumo_Expandido;
3- ATENÇÃO – todos/as os/as participantes devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do evento informando: nome completo, CPF, e-mail, telefone, categoria (se estudante de graduação, professor/a da educação básica, professor/a universitário/a, outra), tipo de participação (com apresentação de trabalho ou ouvinte), no caso de
participação com a apresentação de trabalhos, indicar nome do/a autor/a 1, nome dos/as autores/as 2, 3, 4, 5 (se houver);
4- Todos os trabalhos que foram orientados por docentes de qualquer curso, devem constar o nome do orientador como último coautor do Trabalho;
FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO
1. O resumo expandido deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento ou análise crítica de experiências educativas realizadas no âmbito escolar ou não escolar;
2. Título: o título do trabalho deverá estar em caixa alta, em negrito, centralizado, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12;
3. Dados do/s autor/res: O nome e autor e coautor/es (se houver) e a instituição a que estão vinculados deverão estar abaixo do título (após dois espaços), alinhados à direita. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12. Cada trabalho poderá um autor e até 4 coautores e todos deverão estar inscritos no evento;
4. As normas para formatação do resumo expandido: O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta;
5. O resumo expandido deve conter: Introdução contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o trabalho está inserido. Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho (apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos). Considerações finais e Referências;
6. Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaçamento simples.
7. Referências: apresentação apenas das obras consultadas e citadas no corpo do trabalho;
8. Seguir as normas da ABNT (Ver folha de estilo ou modelo para formatação dos trabalhos);
9. Salvar e ENVIAR APENAS UM ARQUIVO (Autor/a 1) nomeando-o com tipo de trabalho – Resumo Expandido (RE), eixo, nome e sobrenome do/a autor/a 1 do trabalho, tal como no exemplo abaixo:
Exemplo 1: RE_Eixo1_MariaSilva
Exemplo 2: RE_Eixo5_JoséSilverio
10. Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com;
11.A Comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o envio dos mesmos;
Comissão Científica I Semana de Ciências Humanas do Pontal - UFU
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2. ARTIGO COMPLETO
EIXOS TEMÁTICOS
Os debates em torno do tema central estarão agrupados em nove eixos temáticos:
EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais
EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas
EIXO 3: História da Educação Regional
EIXO 4: História social e política
EIXO 5: Natureza e sociedade
EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades
EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação
EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital
EIXO 9: Território e modernidade
NORMAS GERAIS
1- O autor e todos os/as coautores/as devem estar inscritos no evento, MAS SOMENTE O AUTOR/A OU UM DOS CO-AUTORES ENVIA O TEXTO no e-mail comissaocientifica.semanaich@gmail.com;
2- Digitar o trabalho no arquivo: Modelo_Artigo_Completo;
3- ATENÇÃO – todos/as os/as participantes devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do evento informando: nome completo, CPF, e-mail, telefone, categoria (se estudante de graduação, professor/a da educação básica, professor/a universitário/a, outra), tipo de participação (com apresentação de trabalho ou ouvinte), no caso de participação com a apresentação de trabalhos, indicar nome do/a autor/a 1, nome dos/as autores/as 2, 3, 4, 5 (se houver);
4- Todos os trabalhos que foram orientados por docentes de qualquer curso, devem constar o nome do orientador como último coautor do trabalho,
FORMATO DO ARTIGO COMPLETO
1. O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento ou análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar;
2. Título: o título do trabalho deverá estar em caixa alta, em negrito, centralizado, fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12;
3. Dados do/s autor/res: O nome e autor e coautor/es (se houver) e ainstituição a que estão vinculados deverão estar abaixo do título (após dois espaços), alinhados à direita. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12. Cada trabalho poderá um autor e até 4 coautores e todos deverão estar inscritos no evento;
4. Resumo: deverá estar dois espaços abaixo dos dados dos/as autor/as. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Ele deve conter a apresentação concisa do trabalho, com descrição de suas principais características, como objetivo, metodologia utilizada e resultados;
5. Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem espaço entrelinha) em fonte Times New Roman, tamanho 11, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três (3) a cinco (5) palavras-chave.
6. As normas para formatação: o texto do artigo completo deverá conter entre (10) e quinze (15) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entre linhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.
7. O artigo completo deve conter: Introdução (apresentação do tema, justificativa, objetivo, metodologia, ente outros); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos); Considerações finais e Referências;
8. Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaçamento simples;
9. Referências: apresentação apenas das obras consultadas e citadas no corpo do trabalho e devem seguir as normas da ABNT (Ver Modelo para formatação dos trabalhos);
10.Salvar e ENVIAR APENAS UM ARQUIVO nomeando-o com tipo de trabalho - Artigo Completo (AC), eixo no X, nome e último sobrenome do/a autor/a, tal como no exemplo abaixo:
Exemplo 1: AC_Eixo1_MariaSilva
Exemplo 2: AC_Eixo5_JoséSilverio
11.Os trabalhos devem ser enviados para: comissaocientifica.semanaich@gmail.com;
12.A Comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o encaminhamento dos mesmos.
Trabahos Completos
TÍTULO / TIMES NEW ROMAN 12
Autores / Times New Roman 12
Instituição / Times New Roman 11
Resumo: deverá estar dois espaços abaixo dos dados dos/as autor/as. O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Ele deve conter a apresentação concisa do trabalho, com descrição de suas principais características, como objetivo, metodologia utilizada e resultados.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem espaço entrelinha) em fonte Times New Roman, tamanho 11, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três (3) a cinco (5) palavras-chave.
Introdução (Times New Roman 12) - apresentação do tema, justificativa, objetivo, metodologia, ente outros
O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.
Os resumos submetidos deverão possuir entre 3 e no máximo 5 páginas.
o texto do artigo completo deverá conter entre (10) e quinze (15) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entre linhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.
Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com
Desenvolvimento - referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos
Considerações Finais
Referências
TÍTULO / TIMES NEW ROMAN 12
Autores / Times New Roman 12
Instituição / Times New Roman 11
Introdução (Times New Roman 12) - apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia
O texto do resumo expandido deverá conter de três (3) e no máximo cinco (5) páginas, ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5; margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, sem espaçamento entrelinhas. Os subtítulos deverão estar alinhados à esquerda em negrito com apenas a letra inicial em caixa alta.
Os resumos submetidos deverão possuir entre 3 e no máximo 5 páginas.
O resumo expandido deve conter: Introdução contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o trabalho está inserido. Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho (apresentação do tema, justificativa, objetivo e metodologia); Desenvolvimento (referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos). Considerações finais e Referências.
Os trabalhos devem ser enviados para:comissaocientifica.semanaich@gmail.com
Desenvolvimento - referencial teórico, análise dos dados, resultados obtidos
Considerações Finais
Referências
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Comissão Científica
I Semana de Ciências Humanas do Pontal - UFU
Publications
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EIXO 1: Diversidades e relações étnico-raciais
1- MAGIA HOODOO: DAS TRADIÇÕES AFRO-NORTEAMERICANAS ÀS REDES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Colignon Junio Freitas; Anderson Pereira Portuguez
2. DEMOCRACIA EM RUÍNAS: CRIMINALIDADE E SELETIVIDADE RACIAL
Ryan Victor Rosado de Oliveira; Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ituiutaba
3. A instituição familiar e a formação da identidade racial negra: uma análise do atravessamento familiar na raça, em Ituiutaba/MG, nos anos 2000.
Bianca Mendonça Oliveira
4. Silenciamento histórico dos povos indígenas na História do Brasil: O reaparecimento do Relatório Figueiredo (1967)
Diogo Nascimento de Castro; Aurelino José Ferreira Filho
5. A MÚSICA DA CONGADA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE
João Vitor Santos Silva
6. LEI No 10.639/2003: projetos & trajetórias, década de 1990
Lúcia Helena dos Santos Oliveira
7. DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO: A EDUCAÇÃO ENQUANTO MECANISMO DECOLONIAL E EMANCIPATÓRIO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Ryan Victor Rosado de Oliveira
EIXO 2: Formação de professores, saberes e práticas pedagógicas
1. UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DE UMA PROFESSORA INICIANTE
Gláucia Signorelli
2. DESMANDOS E RETROCESSOS NA REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS PROPOSIÇÕES DA RES. 02/2019
Hágata Simião de Paula; Laura de Oliveira; Valéria Moreira Rezende
3. REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC- FORMAÇÃO
Isabela Rodrigues Silva; Tauane Resende Luzia de Oliveira; Valéria Moreira Rezende
3. INTENCIONALIDADES E PROPOSIÇÕES DA BNCC PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jennifer Florindo de Aguiar; Leonardo Araujo Borges; Valéria Moreira Rezende
4. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AS NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Vanilda Aparecida de Souza
5. DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A FORMAÇÃO DOCENTE
Arlinda Ferreira Gonçalves; Raquel Aparecida Souza
6. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: um estudo sobre habilidades desenvolvidas com a robótica educacional no âmbito do ensino em geografia
Caroline Ferreira de Morais; Maria Beatriz Junqueira Bernardes
7. As categorias da práxis: uma análise textual fundamentada em Paulo Freire
Isabela Rodrigues Silva; Tauane Resende Luzia de Oliveira; Gláucia Signorelli
8. A BNCC NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS
Isabôhr Mizza Veloso dos Santos
9. REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS FREIREANA: uma forma de conscientização social
Jennifer Florindo de Aguiar; Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
10. LÓRIS MALAGUZZI: UMA SÍNTESE REFLEXIVA
Leonardo Araujo Borges
11. GRUPOS INTERATIVOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA
Lidianny Nascimento Fonseca Pistori; Francisco Igor Alves Rodrigues; Eglen Silvia Pipi Rodrigues
12. AFIN: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM BUSCA DO TRANSDISCIPLINAR
Rosianie Ap. O. da Silva
13. TRANSTORNOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE Kylie Vitória Souza dos Santos Silva
Larissa Rodrigues de Azevedo; Ana Beatriz Martins; Faria Santos; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima
14. UM DEBATE INICIAL ACERCA DA CONCEPÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
William Leal Santo Pietro; Geovanna de Lourdes Alves Ramos
15. REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO
Leonardo Araujo Borges
EIXO 3: História da Educação Regional
1. ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO ALVES: caminhos e desafios de uma escola do campo
Márcia Maciel Silva; Gerusa Gonçalves Moura
EIXO 4: História social e política
1. DA REALIDADE ÀS ANIMAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM KUVIRA E SUAS RELAÇÕES COM O FASCISMO EM A LENDA DE KORRA (2014)
Adriel Henrique de Andrade; Wellington Amarante
2. HISTÓRIA, TEATRO E HISTÓRIA DIGITAL: A PEÇA “ARENA CONTA ZUMBI” (1965) NO ENSINO DE HISTÓRIA
Gabriela Araújo Baptista
3. Antonio Bivar – vida e trajetória artística
Gustavo Spadin Portela
4. TELEVISÃO, FUTEBOL E HISTÓRIA PÚBLICA: ANÁLISES INICIAIS SOBRE O CENTENÁRIO DO CRUZEIRO NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO DA REDE GLOBO (2021)
Maria Eduarda Cavichioli da Silva; Wellington Amarante
5. TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014 2018)
Mariana Costa Borges; Wellington Amarante
6. A coluna integralista nas páginas do A Gazeta: A voz do Povo (1934-1937)
Michelle Oliveira Lima Leal; Marco Antônio Cornacioni Sávio
7. @AREA_REMOTAA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cleide Maria da Silva; Rafaela Alves da Silva
8. A “INDEPENDÊNCIA” E O PARTIDO NEGRO: A LIBERDADE QUE NÃO VEIO
Ricardo de Brito
9. TENDÊNCIAS NO ESTADO NOVO: UMA ANÁLISE DA MODA PRESENTE NA REVISTA O CRUZEIRO (1937-1945)
Sabrina Coimbra; Geovanna de Lourdes Alves Ramos
9. HISTORIADORAS E HISTORIADORES PÚBLICOS NO 7 DE SETEMBRO: VISÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS TELEJORNAIS DAS EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO (2012-2021)
Wellington Amarante
EIXO 5: Natureza e sociedade
1. COMPLEXO BIOMÁTICO CERRADO: experiência do trabalho de campo da disciplina Biogeografia
André Bueno; Andressa Cristina de Oliveira Ferreira; Mayara Faria
2. HISTÓRIA DA MINERAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS TRATADOS POLÍTICOS QUE LEGISLAM A ATIVIDADE MINERADORA (1934-1967)
Gustavo Fernandes Domingues
3. PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUAS APLICABILIDADES: uma análise sobre Políticas Públicas Saudáveis em Ituiutaba-MG
Isabela de Freitas Lima; Gerusa Gonçalves Moura
4. USO DA ENERGIA RENOVÁVEL EM ITUIUTABA-MG
Guilherme Maximiano Oliveira Souza; Kauã Oliveira Silva; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima
5. EFICÁCIA DE BIOINSETICIDAS NATURAIS NO CONTROLE ALTERNATIVA DE PRAGAS EM HORTAS DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG
Paolo Cesar Borges da Silva; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima
6. UM POUCO SOBRE A MATA ATLÂNTICA
Diego Bonifacio Maria
7. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA
Laura Mikaelly Freitas de Oliveira); Geovanna Vitoria Tomaz de Oliveira; Ana Karen Costa Silva; Isabela de Freitas Lima
EIXO 6: Patrimônio, memória e identidades
1. COMUNIDADE QUILOMBOLA E SUAS MEMÓRIAS: UM REGISTRO HISTÓRICO SOBRE, CULTURA, IDENTIDADE E TRADIÇÕES DO QUILOMBO DA VÁZEA GRANDE/PALMEIRA- PIATÃ- BA
Edi Paula Santos; Soraia Veloso Cintra
2. ENTRE NÓS: COMPADRIO E ESCRAVIDÃO NO OESTE MINEIRO NO SÉCULO
Letícia Silva Betelli; Carlos Eduardo Moreira de Araújo
EIXO 7: Política, planejamento e gestão da Educação
1.POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA
João Vitor Santos Silva; Edilaine Aparecida da Silva Florêncio Marques
2. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO
Francisco Igor Alves Rodrigues; Lidianny Nascimento Fonseca Pistori
3. PDE/PDDE INTERATIVO: DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Vanilda Aparecida de Souza; Vanuza Aparecida de Souza
4. APONTAMENTOS REFERENTES ÀS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Leonardo Araujo Borges; Jennifer Florindo de Aguiar
5. ASPECTOS HISTÓRICOS E DE CONSTRUÇÃO DAS COTAS, LEI 12.711, de 2012
Vitor Sergio de Almeida; Cristiane Bertolucci de Oliveira
6. A ESCOLA COMO LOCAL DE FORMAÇÃO CRÍTICA – DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS
Vitor Sergio de Almeida; Cristiane Bertolucci de Oliveira
7. A EQUIPE GESTORA NA CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES
Rosilene Aparecida da Silva; Raquel Aparecida Souza
EIXO 8: Tecnologias, informação e mídia digital
1. OS IMPACTOS SOFRIDOS PELO TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo; Dasy Lene Faria Coelho
2. TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018)
Mariana Costa Borges; Wellington Amarante
3. COLONIALIDADE DIDÁTICA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS À HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL
Natália Batista Peçanha; Max Fabiano Rodrigues de Oliveira
4. ENSINO NÃO PRESENCIAL E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Raquel Pereira Guimarães; Raquel Aparecida Souza
EIXO 9: Território e modernidade
1.ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇO EM SÃO PAULO: Uma análise histórica-geográfica do bairro Liberdade
Henrique Augusto Barbosa Archanjo; Letícia da Costa Calixto
2.URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO
Greice Anie da Silva
3.O QUE TERRITÓRIO ?
João Marcos Custódio da Silva
4.AS TRANSFORMAÇÕES DA IMPRENSA PAULISTANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Pedro Henrique Araújo Vilela; Marco Antônio Cornacioni Sávio
Acesse aqui seu artigo:
https://drive.google.com/drive/folders/1y09PGGySJaSE5bTHW-_ykZ8G0uEEfrqp...
Other Information
PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Data: 08 de novembro de 2022
Horário: 13hs – 17hs
Sala: D-204 – BLOCO D
Coordenação: Isabôhr Mizza Veloso dos Santos
13h00m |
Diego Bonifacio Maria |
UM POUCO SOBRE A MATA ATLÂNTICA |
13h30m |
Bianca Mendonça Oliveira |
A INSTITUIÇÃO FAMILIAR E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NEGRA: UMA ANÁLISE DO ATRAVESSAMENTO FAMILIAR NA RAÇA, EM ITUIUTABA/MG, NOS ANOS 2000. |
14h00m |
Diogo Nascimento de Castro; Aurelino José Ferreira Filho |
SILENCIAMENTO HISTÓRICO DOS POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA DO BRASIL: O REAPARECIMENTO DO RELATÓRIO FIGUEIREDO (1967) |
14h30m |
André Bueno, Andressa Cristina de Oliveira Ferreira e Mayara Faria Costa |
COMPLEXO BIOMÁTICO CERRADO: EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA BIOGEOGRAFIA |
15h00m |
Isabôhr Mizza Veloso dos Santos |
A BNCC NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAI |
15h30m |
Laura Mikaelly Freitas de Oliveira, Geovanna Vitoria Tomaz de Oliveira, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima |
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TECNOLOGIA |
16h00m |
Milena Martins de Oliveira |
DIÁLOGOS COM A HISTORIOGRAFIA: OS PROCESSOS CRIME E A ESCRAVIDÃO EM UBERABA, SÉCULO XIX. |
16h30m |
Kylie Vitória Souza dos Santos Silva, Larissa Rodrigues de Azevedo, Ana Beatriz Martins Faria Santos, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima |
EFICÁCIA DE INSETICIDAS NATURAIS NO CONTROLE ALTERNATIVO DE PRAGAS EM HORTAS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA, MG |
17h00m |
Kylie Vitória Souza dos Santos Silva, Larissa Rodrigues de Azevedo, Ana Beatriz Martins Faria Santos, Ana Karen Costa Silva, Isabela de Freitas Lima |
TRANSTORNOS MENTAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE |
17h30m |
Juliano Henrique Xavier Cavalcanti |
CONFERÊNCIAS NACIONAIS LGBTQIA+: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS |
Data: 08 de novembro de 2022
Horário: 13hs– 17hs
Sala: D-206 – BLOCO D
Coordenação: Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih
13h00m |
Rosilene Aparecida da Silva, Raquel Aparecida Souza |
A EQUIPE GESTORA NA CONSTITUIÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES |
13h30m |
Ryan Victor Rosado de Oliveira |
DEMOCRACIA EM RUÍNAS: CRIMINALIDADE E SELETIVIDADE RACIAL |
14h00m |
Ryan Victor Rosado de Oliveira |
DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO: A EDUCAÇÃO ENQUANTO MECANISMO DECOLONIAL E EMANCIPATÓRIO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA |
14h30m |
Sabrina Coimbra |
TENDÊNCIAS NO ESTADO NOVO: UMA ANÁLISE DA MODA PRESENTE NA REVISTA O CRUZEIRO (1937-1945) |
15h00m |
Rosianie Ap. O da Silva |
AFIN: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM BUSCA DO TRANSDISCIPLINAR |
15h30m |
Henrique Augusto Barbosa Archanjo |
ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇOS EM SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DO BAIRRO DA LIBERDADE |
16h00 |
Ana Flávia Marques dos Santos, Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS |
16h30m |
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih Fabiana Vieira de Souza |
METODOLOGIAS ATIVAS COMO APORTE PRÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA |
Data:08 de novembro de 2022
Horário: 19hs – 22hs
Sala: D-204 – BLOCO D
Coordenação:
19h00m |
Adriel Henrique de Andrade, Wellington Amarante |
DA REALIDADE ÀS ANIMAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PERSONAGEM KUVIRA E SUAS RELAÇÕES COM O FASCISMO EM A LENDA DE KORRA (2014) |
19h30m |
Arlinda Ferreira Gonçalves, Raquel Aparecida Souza |
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A FORMAÇÃO DOCENTE |
20h00m |
Caroline Ferreira de Morais, Maria Beatriz Junqueira Bernardes |
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE HABILIDADES DESENVOLVIDAS COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO EM GEOGRAFIA |
20h30m |
Cleide Maria da Silva, Rafaela Alves da Silva |
@AREA_REMOTAA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
21h00m |
Eidi Santos, Soraia Veloso Cintra |
COMUNIDADE QUILOMBOLA E SUAS MEMÓRIAS: UM REGISTRO HISTÓRICO SOBRE, CULTURA, IDENTIDADE E TRADIÇÕES DO QUILOMBO DA VÁZEA GRANDE/PALMEIRA- PIATÃ- BA |
21h30m |
Gustavo Fernandes Domingues |
HISTÓRIA DA MINERAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS TRATADOS POLÍTICOS QUE LEGISLAM A ATIVIDADE MINERADORA (1934-1967) |
Data: 08 de novembro de 2022
Horário: 19hs – 22hs
Sala: D-206 – BLOCO D
Coordenação: Antonio de Oliveira Jr
19h00m |
João Marcos Custódio da Silva |
O QUE É TERRITÓRIO? |
19h30m |
João Vitor Santos Silva |
A MÚSICA DA CONGADA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE |
20h00m |
João Vitor Santos Silva e Edilaine Aparecida da Silva Florêncio Marques |
POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA |
20h30m |
Lorrayne A. M. Terrezza |
A INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGTAIS NA PANDEMIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) NA CIDADE DE ITUIUTABA. |
21h00m |
Mariana Costa Borges, Wellington Amarante |
TELEVISÃO E HISTÓRIA PÚBLICA: NOTÍCIAS SOBRE A DITADURA MILITAR NOS TELEJORNAIS DA EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO EM MINAS GERAIS (2014-2018) |
21h30m |
Pedro Henrique Araújo Vilela, Marco Sávio |
AS TRANSFORMAÇÕES DA IMPRENSA PAULISTANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
Data: 09 de novembro de 2022
Horário: 08hs – 12hs
Sala: Auditório II
Coordenação: Anderson Pereira Portuguez
08h00m |
Francisco Igor Alves Rodrigues e Lidianny Nascimento Fonseca Pistori |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO |
08h30m |
Hágata Simião de Paula, Laura de Oliveira, Valéria Moreira Rezende |
DESMANDOS E RETROCESSOS NA REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA NAS PROPOSIÇÕES DA RES. 02/2019 |
09h00m |
Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Gláucia Signorelli |
AS CATEGORIAS DA PRÁXIS: UMA ANÁLISE TEXTUAL FUNDAMENTADA EM PAULO FREIRE |
09h30m |
Colignon Junio Freitas, Anderson Pereira Portuguez |
MAGIA HOODOO: DAS TRADIÇÕES AFRO-NORTEAMERICANAS ÀS REDES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO |
10h00m |
Gláucia Signorelli |
UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL APOIADA NO ACOLHIMENTO: O CASO DE UMA PROFESSORA INICIANTE |
10h30m |
Márcia Maciel Silva, Gerusa Gonçalves Moura |
ESCOLA MUNICIPAL FLÁVIO ALVES: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
11h00m |
Guilherme Maximiano Oliveira Souza (1); Estudante: Kauã Oliveira Silva (2); Ana Karen Costa Silva (3); Isabela de Freitas Lima (4) |
USO DA ENERGIA RENOVÁVEL EM ITUIUTABA-MG |
11h30m |
Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Valéria Moreira Rezende |
REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC-FORMAÇÃO |
12h00m |
Ricardo de Brito |
A “INDEPENDÊNCIA” E O PARTIDO NEGRO: A LIBERDADE QUE NÃO VEIO |
Data: 09 de novembro de 2022
Horário: 08hs – 12hs
Sala: Auditório III
Coordenação: Greice Anie da Silva
08h00m |
Jennifer Florindo de Aguiar, Leonardo Araujo Borges e Valéria Moreira Rezende |
INTENCIONALIDADES E PROPOSIÇÕES DA BNCC PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL |
08h30m |
Lidianny Nascimento Fonseca Pistori, Francisco Igor Alves Rodrigues e Eglen Silvia Pipi Rodrigues |
GRUPOS INTERATIVOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA |
09h00m |
Greice Anie da Silva |
URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO BRASILEIRO |
09h30m |
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Dasy Lene Faria Coelho |
OS IMPACTOS SOFRIDOS PELO TRABALHO DOCENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS |
10h00m |
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Vanilda Aparecida de Souza, Vanuza Aparecida de Souza |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AS NECESSÁRIAS MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES |
10h30m |
Michele de Oliveira Gonçalves Araújo, Vanilda Aparecida de Souza, Vanuza Aparecida de Souza |
PDE/PDDE INTERATIVO: DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR |
11h00m |
Michelle Oliveira Lima Leal e Marco Antônio Cornacioni Sávio |
A COLUNA INTEGRALISTA NAS PÁGINAS DO A GAZETA: A VOZ DO POVO (1934-1937) |
11h30m |
Mayara Faria Costa, Carlos Roberto Loboda |
A REVOLTA DA VACINA: ANALOGIA ENTRE “POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL -UM SECULO DE LUTA PELO DIREITO À SAÚDE” E NICOLAU SEVCENKO E JOSÉ MURILO DE CARVALHO |
12h00m |
Isabela Rodrigues Silva, Tauane Resende Luzia de Oliveira, Valéria Moreira Rezende |
REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, OU UMA SEQUÊNCIA DE RETROCESSOS? EM PAUTA A BNC-FORMAÇÃO |
Data: 09 de novembro de 2022
Horário: 13hs – 17hs
Sala: D-204 – BLOCO D
Coordenação: Leonardo Araújo Borges
13h00m |
Thiago Augusto Pereira |
ÁREAS COM FOCOS DE QUEIMADAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG) |
13h30m |
Thiago Augusto Pereira e Maria Aparecida Augusto Satto Vilela |
O ENSINO EM ESCOLAS PARA AS PESSOEAS COM CERTAS LIMITAÇÕES PARA O SEU APREDIZADO |
14h00m |
Leonardo Araujo Borges |
REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO |
14h30m |
Leonardo Araujo Borges |
LÓRIS MALAGUZZI: UMA SÍNTESE REFLEXIVA |
15h00m |
Leonardo Araujo Borges e Jennifer Florindo de Aguiar |
APONTAMENTOS REFERENTES ÀS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
15h30m |
Letícia Silva Betelli; Carlos Eduardo Moreira De Araújo |
ENTRE NÓS: COMPADRIO E ESCRAVIDÃO NO OESTE MINEIRO NO SÉCULO |
16h00m |
Maria Eduarda Cavichioli da Silva, Wellington Amarante |
TELEVISÃO, FUTEBOL E HISTÓRIA PÚBLICA: ANÁLISES INICIAIS SOBRE O CENTENÁRIO DO CRUZEIRO NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO DA REDE GLOBO (2021) |
16h30m |
Wellington Amarantes |
HISTORIADORAS E HISTORIADORES PÚBLICOS NO 7 DE SETEMBRO: VISÕES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NOS TELEJORNAIS DAS EMISSORAS AFILIADAS DA REDE GLOBO (2012-2021) |
17h00m |
Gustavo Spadin Portela |
ANTONIO BIVAR – VIDA E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA |
Data: 09 de novembro de 2022
Horário: 13hs – 17hs
Sala: D-206 – BLOCO D
Coordenação: Natália Batista Peçanha
13h00m |
Vitor Sergio de Almeida, Cristiane Bertolucci de Oliveira |
A ESCOLA COMO LOCAL DE FORMAÇÃO CRÍTICA – DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS |
13h30m |
Vitor Sergio de Almeida, Cristiane Bertolucci de Oliveira |
ASPECTOS HISTÓRICOS E DE CONSTRUÇÃO DAS COTAS, LEI 12.711, DE 2012 |
14h00m |
Natália Batista Peçanha e Max Fabiano Rodrigues de Oliveira |
COLONIALIDADE DIDÁTICO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS À HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL |
14h30m |
William Leal Santo Pietro e Geovanna de Lourdes Alves Ramos |
UM DEBATE INICIAL ACERCA DA CONCEPÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
15h00m |
Lúcia Helena dos Santos Oliveira |
LEI Nº 10.639/2003: PROJETOS & TRAJETÓRIAS, DÉCADA DE 1990 |
15h30m |
Jennifer Florindo de Aguiar, Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves |
REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS FREIREANA: UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL |
16h00m |
Isabela de Freitas Lima e Gerusa Gonçalves Moura |
PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUAS APLICABILIDADES: UMA ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS SAUDÁVEIS EM ITUIUTABA-MG |
16h30m |
Gabriela Araújo Baptista |
HISTÓRIA, TEATRO E HISTÓRIA DIGITAL: A PEÇA “ARENA CONTA ZUMBI” (1965) NO ENSINO DE HISTÓRIA |
17h00m |
Henrique Augusto Barbosa Archanjo |
ENTRE POVOS, ETNIAS, FORMAS E ESPAÇOS EM SÃO PAULO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DO BAIRRO DA LIBERDADE |