Presentation
Os discentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professores do eixo de Atividades Sensoriais Reflexivas e Formativas estão organizando o seminário “Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde”. O evento acontecerá no dia 11 de maio, das 19h às 22h10, no YouTube. Será um encontro totalmente gratuito e aberto à comunidade interessada no tema, além de contar com emissão de certificados, via Sistema de Informação de Extensão e Cultura (Siex).
O profissionalismo em saúde é um termo que se refere a um conjunto de valores e comportamentos que sustentam a confiança que a população tem nos profissionais inseridos nas diferentes áreas. Por isso, o encontro visa a promover a difusão e reflexão sobre o tema “Os desafios éticos e bioéticos na formação do profissionalismo em saúde”, no meio acadêmico e na comunidade em geral.
Para conversar sobre o assunto, o seminário contará com a presença de dois convidados: Sérgio Rego, médico com doutorado em Saúde Pública, professor de Bioética na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), coordenador do Comitê de Integridade em Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fundador da Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro (SBRIO); e Carlos Henrique Martins da Silva, médico com doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular da UFU nos departamentos de Pediatria e de Ética de Humanidade em Saúde e o atual vice-reitor da universidade.
Espera-se que o evento promova uma reflexão crítica e reflexiva dos participantes em relação aos desafios na construção e manutenção do profissionalismo da área no processo de saúde, adoecimento e cuidado dos usuários do sistema brasileiro. Para isso, o grupo organizador indica e disponibiliza um texto que servirá de material disparador do seminário: “Profissionalismo médico no novo milênio: uma carta médica”.