Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento é graduada em Letras com habilitação para o ensino da Língua e Literatura Portuguesa; mestra e doutora em Linguística pela Universidade de Brasília, com enfoque de pesquisa na Língua de Sinais Brasileira e no Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. Participou de Estágio de Doutoramento na Universidade Católica Portuguesa no início de 2009. É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF e pesquisadora colaboradora vinculada ao Departamento de Linguística da Universidade de Brasília. Atua como intérprete de Língua de Sinais Brasileira, colabora com a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos - FENEIS - e outras instituições. Participou de Projetos do Governo Federal, entre os quais "Interiorizando Libras?, com a capacitação de professores ao ensino do português como segunda língua para surdos, em dezesseis capitais brasileiras e ?Escola de Todos?, proveniente do Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Cabo Verde. Atua como consultora para o ensino de língua portuguesa para surdos, em diferentes estados brasileiros. Foi tutora da primeira turma da Licenciatura em Letras-Libras da UFSC, no pólo da UnB, e professora de cinco disciplinas do mesmo curso. Tem experiência na Educação Básica e Superior de alunos ouvintes e surdos. Na Educação Superior já atuou como professora de português para estrangeiros, no ensino de disciplinas em cursos de licenciatura e bacharelado em letras, a saber: Introdução à Linguística, Sintaxe, Semântica, Linguística Textual, Libras II, V e VI; também como professora e orientadora da Disciplina de Estágio. Na pós-graduação tem atuado em cursos de formação para o ensino de Libras e docência para a Educação Superior; tem orientado vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação e participado de bancas de TCC, mestrado e doutorado, além de bancas de Concurso Público para o Ensino Superior. Em 2009, foi aprovada no concurso para professor adjunto I da carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, para a área de Linguística e LSB, embora, por questões pessoais, tenha optado por permanecer na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. É membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Especial e Atendimento Diferenciado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Tem publicações na área da Linguística, a maioria com enfoque nas Língua de Sinais e no ensino de Língua Portuguesa para surdos. Desde 1989 envolvida com a educação de surdos, defende uma proposta de educação bilíngue com abordagem interacionista. Participou de vários projetos de pesquisa sob os temas: (i) estudos linguísticos voltados à gramática da LSB ou Libras e (ii) elaboração de materiais didáticos para o ensino de LSB ou Libras como primeira língua e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Entre as várias áreas de interesse, destacam-se a Educação e a Linguística (com enfoque na Sociolinguística, Semântica, Pragmática, Lexicologia, Terminologia e Lexicografia).Foi habilitada no Exame Nacional de Proficiência para tradução e interpretação de Libras-LínguaPortuguesa-Libras - PROLIBRAS -, promovido pelo MEC/UFSC e no Exame de Proficiência em Espanhol como língua estrangeira - DELE - nível intermediário, promovido pelo Instituto Cervantes. Sua pesquisa mais recente está voltada à sistematização de neologismos terminológicos, em LSB, inicialmente, na área da Filosofia.