IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História
Presentation
O Curso de História da FACIP/UFU realizará, no período compreendido entre 29 de novembro e 02 de dezembro de 2016, a IV Semana de História do Pontal/III Encontro de Ensino de História, evento acadêmico que discutirá “Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História”. Trata-se, pois, de discutir as especificidades, mas, principalmente, as múltiplas articulações de três temáticas abrangentes e bastante relevantes na contemporaneidade: política, gênero e mídia, abordando tanto questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de História e às pesquisas realizadas no âmbito das Ciências Humanas quanto desafios sociais que se impõem no tocante à questão do respeito aos direitos humanos e ao exercício da plena cidadania. Com a articulação desses três grandes temas, pretende-se promover o debate, a reflexão, a troca de experiências, a produção e a difusão de conhecimento realizadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições públicas de ensino que atuam na área de História e em outras áreas de conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, de modo a que sejam promovidos profícuos diálogos interdisciplinares.
Após ter realizado com êxito três edições da Semana de História do Pontal e duas edições do Encontro de Ensino de História, o Curso de História da FACIP/UFU realizará conjuntamente esses dois eventos, estabelecendo para ambos, a partir desta edição de 2016, uma periodicidade anual, de modo a aperfeiçoar esta importante e já consolidada prática acadêmico-científica, que conta com atividades de pesquisa, de ensino e de extensão. Nesta edição de 2016, a IV Semana de História/III Encontro de Ensino de História agrega também o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidos no âmbito do Curso de História da FACIP, ampliando a troca, a produção do conhecimento e a reflexão acerca das especificidades e articulações dos três grandes temas que serão discutidos no evento, seja na dimensão da pesquisa, seja na dimensão do ensino de História. Considerando também a consolidada prática das atividades de extensão desenvolvidas pelo Curso de História, esta edição do evento desenvolverá várias atividades voltadas para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade de Ituiutaba e da região do Pontal do Triângulo Mineiro, tais como: palestras, debates fílmicos, exposições e visitas monitoradas.
A diversidade temática da IV Semana de História do Pontal/III Encontro de Ensino de História reflete a preocupação de sua Comissão Organizadora em atender aos interesses variados do público que é esperado neste evento. Idealizado como um espaço para promover reflexões, debates e trocas de experiências relacionadas à pesquisa e ao ensino de História, este evento não é direcionado apenas para os historiadores e para a comunidade universitária. Mais do que isso, está aberto à participação de professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como da comunidade em geral. O Curso de História da UFU (Campus Pontal) está de portas abertas para toda a comunidade. Visitem-no e sejam muito bem-vindos!
Programming
A programação detalhada contendo informações sobre: conferência de abertura, mesas redondas, minicursos e simpósios temáticos pode ser visualizada abaixo, logo após o quadro resumido da programação.
Programação Geral: IV Semana de História / III Encontro de Ensino de História |
|||
Terça (29/11) |
Quarta (30/11) |
Quinta (01/12) |
Sexta (02/12) |
_ |
08h - 11h
IX Seminário de Prática Educativa do Curso de História; Roda de Conversa com representantes do MUSAI e da Fundação Zumbi dos Palmares |
08h - 11h
Atividade com as escolas: Apresentação da FACIP/UFU; Mostra PET-História; Mostra PIBID-História; Mostra CEPDOMP; Debate do filme Zuzu Angel |
08h - 11h
Atividade com as escolas: Apresentação da FACIP/UFU; Mostra PET-História; Mostra PIBID-História; Mostra CEPDOMP; Debate do filme Zuzu Angel |
14h:30 Atividade da greve na IV SHP Palestra: Desafios do movimento docente em tempos de retrocessos políticos e sociais Prof. Dr. Antônio de Almeida (INHIS/UFU) |
14h - 16h Minicursos |
14h - 16h Minicursos |
14h - 16h Simpósios Temáticos |
17h - 19h Credenciamento |
16h - 18h Simpósios Temáticos |
16h - 18h Simpósios Temáticos |
16h - 18h Simpósios Temáticos |
18h:30 - 19h:30 Atividade cultural |
18h:30 - 19h:30 Sessão de lançamento de livros Atividade cultural |
18h:30 - 19h:30 Atividade cultural |
18h:30 - 19h:30 Atividade cultural |
19h:30 - 20h:00 Cerimônia de abertura |
19h:30 Mesa redonda 1
Carreira docente na Educação Básica
- Profª. Drª. Gizelda da Costa Silva (UFU)
- Profª. Elaine Cristina (SINDUTE)
- Profª. Yara Vasconcellos (SINDUTE) |
19h:30 Mesa redonda 2
Gênero, política e mídia: perspectivas contra-hegemônicas
- Profª. Drª. Stella Maris Scatena Franco (USP)
- Prof. Dr. Giliard Prado (UFU)
- Profª. Drª Angela Teles (UFU) |
19h:30 Mesa redonda 3
Política, multiculturalidade e ensino
- Profª. Ms. Alinne Grazielle Neves Costa (UFU)
- Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (UFU)
- Prof. Dr. Astrogildo Fernandes Silva Jr. (UFU) |
20h Conferência de abertura
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas perspectivas política, de gênero e do ensino
- Profa. Dra. Claudia Sapag Ricci (UFMG) |
Conferência de abertura:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas perspectivas política, de gênero e do ensino
Profa. Dra. Claudia Sapag Ricci (UFMG)
Data: 29 de novembro de 2016 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)
Mesas redondas:
Mesa redonda 1: Carreira docente na Educação Básica
Profa. Dra. Gizelda da Costa Silva (UFU)
Profa. Elaine Cristina (SindUTE)
Profa. Yara Vasconcellos (SindUTE)
Data: 30 de novembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 19h:30
Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)
Mesa redonda 2: Gênero, política e mídia: perspectivas contra-hegemônicas
Profa. Dra. Stella Maris Scatena Franco (USP)
Prof. Dr. Giliard Prado (UFU)
Profa. Dra. Angela Teles (UFU)
Data: 1º de dezembro de 2016 (quinta-feira)
Horário: 19h:30
Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)
Mesa redonda 3: Política, multiculturalidade e ensino
Profa. Ms. Alinne Grazielle Neves Costa (UFU)
Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (UFU)
Prof. Dr. Astrogildo Fernandes Silva Jr. (UFU)
Data: 2 de dezembro de 2016 (sexta-feira)
Horário: 19h:30
Local: Auditório I (Bloco B - FACIP)
Para visualizar as informações detalhadas sobre os minicursos e simpósios temáticos, basta clicar no seu respectivo título
Minicursos:
Minicurso 1- Descolonizando o olhar: o cinema africano contemporâneo
Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (FACIP/UFU)
Minicurso 2- Arquivo Publico: recepção e organização documental
João Eurípedes de Araújo (Arquivo Público de Uberaba - APU)
Historiador e Diretor do Departamento de Difusão, Apoio à Pesquisa e Atendimento do APU
Simpósios temáticos:
ST 1- História e historiografia das Américas
Coordenadores:
Prof. Dr. Giliard S. Prado (FACIP/UFU); Prof. Dr. Newman Di Carlo Caldeira (FACIP/UFU)
ST 2- Povos Indígenas: diálogos da Arqueologia, da Etnohistória e da Educação
Coordenadores:
Prof. Dr. Marcel Mano (INCIS/UFU); Prof. Dr. Robson Antônio Rodrigues (PNPD/CAPES; PPGCS/UFU)
ST 3- Ensino de História, formação histórica e multiculturalidade
Coordenadores:
Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (FACIP/UFU); Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa (FACIP/UFU)
ST 4- História Regional e História Local: patrimônio e memória
Coordenadores:
Prof. Dr. Eduardo Giavara (FACIP/UFU); Prof. Dr. Jiani Fernando Langaro (UFG)
Coordenadores:
Prof. Msc. Murilo Borges Silva (UFG/Jataí); Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho (UFU/Pontal)
Subscriptions
VALORES DE INSCRIÇÃO | |
---|---|
PÚBLICO | VALOR |
Professores universitários | R$ 40,00 |
Alunos de Pós-graduação | R$ 30,00 |
Professores e demais profissionais da Educação Básica | R$ 20,00 |
Alunos de graduação | R$ 20,00 |
CRONOGRAMA DO EVENTO | ||
---|---|---|
ATIVIDADES | DATA INICIAL | DATA FINAL |
Inscrição no evento como ouvinte (com ou sem participação em minicurso) | 10/10/2016 | 29/11/2016 |
Inscrição em minicurso (é preciso estar inscrito no evento, seja como ouvinte, seja como apresentador de trabalho) | 10/10/2016 | 29/11/2016 |
Inscrição como apresentador de trabalho em simpósio temático: envio do resumo | 10/10/2016 | 22/11/2016 |
Divulgação dos trabalhos aceitos nos simpósios temáticos | 25/11/2016 | 25/11/2016 |
Envio do trabalho completo a ser publicado nos anais eletrônicos do evento (para os que tiveram os trabalhos aceitos nos simpósios temáticos) | 25/11/2016 | 16/12/2016 |
Realização da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História | 29/11/2016 | 02/12/2016 |
Instruções gerais para as inscrições
- A inscrição deverá ser feita por meio eletrônico. A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento (e, quando for o caso, o resumo e o trabalho completo) devem ser enviados exclusivamente para o e-mail do evento: <semanadehistoriadopontal.4@gmail.com>;
- O pagamento das inscrições no evento será gerenciado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU). Para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, acesse o link da IV Semana de História do Pontal na Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU;
- Para os(as) que se inscreverão na modalidade “apresentador(a) de trabalho”, além da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento, será preciso enviar também para o e-mail do evento o resumo do trabalho e, posteriormente (conforme cronograma), o texto completo a ser publicado nos anais eletrônicos;
- A Plataforma Online de Eventos Acadêmicos da FAU deverá ser utilizada, portanto, apenas para gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. Apesar de haver na Plataforma da FAU um campo específico para o envio de trabalhos, pede-se que ele seja desconsiderado, uma vez que tanto o resumo (a ser preenchido diretamente na ficha de inscrição) quanto o trabalho completo devem ser enviados unicamente para o e-mail do evento;
- Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail do evento: <semanadehistoriadopontal.4@gmail.com>.
Organization
Comissão Organizadora
Astrogildo Fernandes da Silva Júnior (docente)
Aurelino José Ferreira Filho (docente)
Eduardo Salazar Miranda C. Mattos (discente)
Francisco Modesto Ferreira Filho (discente)
Giliard da Silva Prado (docente)
José Josberto Montenegro Sousa (docente)
Sandra Alves Fiuza (docente)
Comissão Científica
Profa. Dra. Angela Aparecida Teles – UFU/FACIP
Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior – UFU/FACIP
Prof. Dr. Aurelino José Ferreira Filho – UFU/FACIP
Profa. Dra. Dalva Maria de Oliveira Silva – UFU/FACIP
Prof. Dr. Eduardo Giavara – UFU/FACIP
Prof. Dr. Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior – UFU/INHIS
Prof. Dr. Giliard da Silva Prado – UFU/FACIP
Profa. Dra. Gizelda Costa da Silva – UFU/INHIS
Prof. Dr. Jean Luiz Neves Abreu – UFU/INHIS
Profa. Dra. Jorgetânia da Silva Ferreira – UFU/INHIS
Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa – UFU/FACIP
Profa. Dra. Mara Regina do Nascimento – UFU/INHIS
Profa. Dra. Maria Elizabeth Ribeiro Carneiro – UFU/INHIS
Prof. Dr. Murilo Borges Silva – UFG
Prof. Dr. Newman Di Carlo Caldeira – UFU/FACIP
Prof. Dr. Raimundo Agnelo Soares Pessoa – UFG
Profa. Ms. Sandra Alves Fiuza – UFU/FACIP
Paper Submission
Condições gerais para inscrição de trabalho (comunicação oral) em simpósio temático:
Para submeter trabalho a um dos simpósios temáticos, é preciso estar inscrito no evento. Cada autor poderá inscrever, no máximo, um trabalho, seja na condição de autor ou de coautor. Em caso de trabalhos em coautoria, os coautores também devem se inscrever. Caso o autor de um trabalho, seja também coautor de trabalho apresentado em outro simpósio temático (ST), poderá ter ambos os textos publicados nos anais do evento. No entanto, poderá apresentar apenas um trabalho e inscrever-se em apenas um simpósio temático. No ato da inscrição, o autor deve indicar o ST ao qual se vincula o trabalho. As propostas serão avaliadas pela coordenação do ST.
Instruções para envio e formatação do resumo:
O texto do resumo (para os inscritos na modalidade “apresentador de trabalho”) deverá ser encaminhado no ato da inscrição, observando o prazo final estabelecido no cronograma do evento para o envio dos resumos. O texto deve ser digitado diretamente na ficha de inscrição (disponível na página do evento).
O resumo do trabalho deve apresentar de 100 a 200 palavras (utilizar ferramenta “contar palavras”); fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras.
Instruções para envio e formatação do trabalho completo
Para o envio do trabalho completo deverá ser observado o prazo estabelecido no cronograma do evento. Apenas serão publicados nos anais eletrônicos do evento os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados nos simpósios temáticos. Não serão aceitos trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas da ABNT e com as especificações definidas abaixo:
- De 3.200 a 4.000 palavras (de 8 a 10 páginas), incluindo notas e bibliografia;
- Papel tamanho A4;
- Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior);
- Fonte Times New Roman;
- Tamanho 12;
- Espaçamento 1,5;
- Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0;
- Alinhamento justificado;
- Título em maiúsculo, centralizado e em negrito;
- Nome do(s) autor(es) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título;
- Vinculação institucional, logo abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), também alinhado à direita;
- Endereço eletrônico logo abaixo da vinculação institucional;
- Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho;
- Depois de duas linhas de espaço, as notas de fim, quando estas forem estritamente necessárias;
- O uso de notas de fim deve ter apenas o caráter explicativo/complementar, não devendo, portanto, ser utilizadas para indicar referências bibliográficas, uma vez que estas constarão no corpo do texto, conforme o sistema “Autor-Data”. As notas de fim devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
- Depois de duas linhas de espaço, a bibliografia, apresentada segundo as normas da ABNT.
- Citação: (autor, ano, página). Exemplo: (BLOCH, 2001, p. 51);
- As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e indicação da página ou do intervalo de páginas (BLOCH, 2001, p. 51-52);
- As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
- As citações feitas em outro idioma (francês, inglês, espanhol, etc.) devem ser colocadas em itálico.
Publications
Anais eletrônicos da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História
ISSN: 2179-5665
Índice:
André Luís Oliveira Martins / Tatiane Helena da Costa Paiva
Sujeitos históricos, quem são? Considerações sobre sequência didática trabalhada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Reintegração social de apenados em Ituiutaba-MG: a contribuição do método APAC
Astrogildo Fernandes da Silva Júnior / José Josberto Montenegro Sousa
Ensino de História, Relações Étnico-Raciais e Estudos Descoloniais
Caio Alves Lima / Lucas Cardoso de Moura
O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal e a preservação digital de jornais da região do Pontal do Triângulo Mineiro
Camilla Aparecida Nogueira dos Santos / Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
Ensino de História e juventude: um estudo com jovens estudantes da cidade de Ituiutaba-MG, Brasil
O Ensino de História na Escola Normal de Niterói (1896-1900): notas de pesquisa
Gentios, calhambolas e vadios na construção de alteridades e identidades no sertão do Campo Grande no século XVIII
Ensino de História no Ensino Médio: desenvolvendo a arte de ensinar
Eduardo Giavara / Carla Madalena Silva
A cidade e a memória na obra de Petrônio Rodrigues Chaves
Eduardo Giavara / Isabella Laísa Santos Franco
O Arquivo da Câmara Municipal de Ituiutaba e seus usos
Eduardo Henrique de Freitas Marques
O ensino de História no século XXI: um debate acerca das novas tecnologias em sala de aula
Eliana Gonçalves da Silva Fonseca / Diandra Karollyna Ferreira
O resgate da infância na construção do caderno de memórias
Fabrício Marçal Vilela / Caroline Arantes e Silva Nunes / Tatiane Helena da Costa Paiva
Gênero, Política e Ensino de História
Caça e Guerra como processos de construção de subjetividades entre os Jê meridionais
Entre a cooptação e a censura: as metamorfoses nas relações entre Estado e intelectuais sob a Revolução Cubana
Jaqueline Aparecida Souza Franco
A temática Guerra Fria em situação escolar: experiências da prática de Estágio Supervisionado
O ensino de História para estudantes cegos: o que dizem os professores?
Leidimar Aparecida dos Reis / Silvania Aparecida Almeida
Compreendendo através do Estágio Supervisionado IV: a condição da população negra no Brasil ontem e hoje
A observação do espaço escolar: contribuições do PIBID-História na formação do professor
Desconstruindo estereótipos sobre a escravização no Brasil: uma experiência no Estágio Supervisionado II
Lucia Elena Pereira Franco Brito / Ananda Maria Garcia Veduvoto
Tecendo memórias: Cidade das Frutas X Cidade das Águas
Formas de socialização dos indígenas Xavante com deficiência na aldeia Namunkurá: uma breve história
O ensinar História na Educação Especial: dificuldades, limitações e possibilidades dos sujeitos com deficiência intelectual na cidade de Ituiutaba-MG (2016)
O processo de escravização no Brasil Império: reflexões proporcionadas pelo Estágio Curricular Supervisionado
Olhares sobre a História escolar no Ensino Médio a partir do Estágio Curricular Supervisionado
Quem inventou o Pontal? Discurso e poder em Ituiutaba-MG no final dos anos 1970
Maria Cristina Santos de Oliveira Alves
A importância da História Oral como metodologia de pesquisa
Memórias e histórias do Grupo Escolar João Pinheiro — Ituiutaba, MG (1908-1973)
Multiculturalismo e identidade na EJA: reflexões sobre professores e estudantes de História nas escolas estaduais de Ituiutaba-MG, Brasil
A participação das mulheres na política: uma análise das eleições municipais de 2016 nas cidades da microrregião de Ituiutaba (MG)
Preservação de patrimônio documental: olhares e desafios
A desconstrução de um mito revolucionário mexicano: uma análise do filme ¡Vamonos con Pancho Villa!
Um diálogo entre a teoria e a prática no Estágio Supervisionado II
Certificates
Certificados da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História:
Apresentação de trabalhos
Certificados das apresentações de trabalhos no ST 1- História e historiografia das Américas
Participação no minicurso
Certificados de participação no Minicurso- Arquivo Público: recepção e organização documental
Participação no evento como ouvinte
Certificados de participação no evento
Comissão Organizadora
Certificados da Comissão Organizadora
Comissão de Divulgação
Certificados da Comissão de Divulgação
Comissão de Infraestrutura
Certificados da Comissão de Infraestrutura
Monitoria do evento
Certificados de monitoria do evento
Comissão Científica
Other Information
Anais eletrônicos:
Em breve, os textos completos dos trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados nos simpósios temáticos serão publicados nos anais eletrônicos da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História [ISSN: 2179-5665].
Relação de trabalhos aceitos nos simpósios temáticos:
Para acessar a lista contendo os trabalhos aceitos, bem como os locais e as datas das apresentações, clique no título de cada simpósio temático abaixo:
ST 1- História e historiografia das Américas - relação de trabalhos a serem apresentados
ST 5- CANCELADO