Apresentação
Por: Camila Grilli, bolsista de Comunicação da Dicult
Duas atividades culturais vão marcar o final de semana no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. A programação faz parte das ações aprovadas nos editais de incentivo à cultura, do Programa Institucional de Apoio à Cultura Estudantil (PIAC) e Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché.
A performance “Mulheres Memórias” será ministrada no próximo sábado (12/8), a partir das 8h30, pelo militarista negro brasileiro Emiadê. Ela teve início em 2018 e dialoga com as histórias contadas por Rosemeire (mãe), Rosineide (tia-avó) e Rosenalva (tia-avó, in memoriam), relatando a vida e o trabalho dessas três mulheres negras, pobres e periféricas, que tiveram em comum o trabalho doméstico. A construção passa pelo percurso entre passado e presente, em que o artista homenageia todas as mulheres que atravessaram sua vivência e formação humana.
Por sua vez, a segunda atividade, Oficina Corpo-Orixá, fundamenta-se em vivências e trocas de ensinamentos por meio do diálogo, que rodeiam a cultura afro-brasileira e os corpos afro dentro da sociedade. A oficina-vivência se pauta no acesso às informações contidas no corpo ancestral afro e convida participantes disponíveis para se auto-investigar e trocar essa (re)descoberta, de maneira dialógica e coletiva.
A programação é aberta ao público acima dos 16 anos e a inscrição, gratuita, será feita no dia e na hora do evento. Basta comparecer!
Programação
- 8h30: Café da manhã e performance com Emiadê
- 9h: "Oficina Corpo Orixá", com Emiadê