Cine UFU apresenta o filme 'As Pequenas Margaridas'

Cartaz do Evento: 
Cine UFU Especial Mês da Mulher
 16/03/2023 - 19:00

Apresentação

Por: Gabriela Couto

 

A obra, também conhecida pelo seu nome em inglês "Daisies", conta a história de duas adolescentes, ambas de nome Marie. Elas reconhecem o caos em que se encontra o mundo e decidem colocar em prática uma série de travessuras de apelo destrutivo. 

Segundo a crítica Carmen Gray, do British Film Institute (BFI), "a experimentação lúdica de Daisies, com seu ataque psicodélico de filtros coloridos e edição fragmentada, tornou o filme mais vibrante e ousado da Nova Onda Tcheca". Além disso, a diretora Věra Chytilová formou sua carreira quando a Tchecoslováquia estava sob domínio soviético e o clima politicamente carregado afetou profundamente seu trabalho, tornando-o crítico e polêmico. 

 

A Nova Onda Tcheca

Um movimento iniciado na década de 60, devido à insatisfação com o domínio do Partido Comunista da Tchecoslováquia (PCT), que buscou novos discursos. Marcadas por narrativas fortes e atores não profissionais, as produções fizeram sucesso internacionalmente, o que permitiu ataques mais ousados ao sistema opressivo da época. Chytilová foi uma das principais precursoras dessas ideias e realizou diversos protestos às autoridades comunistas da época. 

Se quer conhecer mais sobre o cinema fora dos padrões hollywoodianos e expandir sua visão com diferentes narrativas, o Cine UFU desta semana é ideal para você!

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5O-B - Sala(s) Estacionamento

Apoio

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Realização

DICULT
Natureza do evento: