Apresentação
O Cine UFU desta quinta-feira (08/12) mostra o documentário “O discreto charme da burguesia”, produção de 1972. Aberta ao público e com entrada franca, a exibição será às 19h, no estacionamento do Bloco 5O-B, no Campus Santa Mônica.
O filme desliza entre a fantasia e a realidade, trazendo vários personagens como arquétipos burgueses, sendo eles: um embaixador, dois casais burgueses, um bispo, um coronel e um ministro.
O diretor Luis Buñuel apresenta a obra em forma de comédia como crítica à burguesia. Ele faz uso, também, do surrealismo. Com isto, o documentário foi premiado no ano de 1973, com um Oscar e um Globo de Ouro - ambos, na categoria "Melhor Filme Estrangeiro".
Sinopse
Pessoas da burguesia se reúnem para um jantar; contudo, com uma série de acontecimentos, elas são constantemente interrompidas. Fazendo com que mergulhemos na realidade daquelas pessoas e nos devaneios de suas imaginações. O filme se passa durante uma tarde embaraçosa que mostra a dissimulação da vida burguesa. (Texto: Luiz Marquêz)