Semana de Museus

Cartaz do Evento: 
 17/05/2021 - 16:00
   assessoriadicult@gmail.com   YouTube

Apresentação

A Semana de Museus 2021 acontece no dia 17 de maio, com início previsto às 16h, de forma on-line, via YouTube. O evento é resultado do diálogo e parceria entre o Sistema de Museus (Simu), vinculado à Diretoria de Cultura (Dicult), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), e a Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A proposta dessa realização consiste em promover discussões acerca das particularidades que caracterizam os museus universitários, buscando o fortalecimento das conexões e das políticas institucionais que amparam esses equipamentos culturais. Considerando que museus atuam como agentes promotores de ensino, pesquisa e de ações extensionistas, tais instituições desempenham papel decisivo no fomento e divulgação da cultura e do conhecimento humano. No entanto, as especificidades de suas missões e atribuições demandam a criação de políticas próprias no âmbito institucional e a necessidade de se pensar as possíveis conexões entre museus universitários, tendo em vista a importância destes museus para a comunidade universitária e para a sociedade como um todo. 

Os objetivos do Simu são: ampliar o debate acerca dos museus universitários e suas particularidades em relação às demais instituições museológicas; fortalecer as parcerias e políticas institucionais que amparam essas instituições; consolidar mecanismos e instrumentos de cooperação entre instituições museológicas universitárias; debater a precariedade das políticas universitárias e a carência de normatizações das instituições museológicas, promover a articulação entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam nos museus universitários brasileiros; fortalecer a articulação entre diferentes profissionais e pesquisadores envolvidos com a preservação e promoção do patrimônio museológico universitário.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

On-line: 

Realização

DICULT
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tipo de evento: 
Natureza do evento: